AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guindani, Evandro Ricardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga, Schneider, Maiquel Jardel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931
Resumo: O trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo construir uma reflexão em torno das políticas educacionais em relação ao rendimento escolar dos alunos. O lócus de pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart de São Borja-RS. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que as políticas educacionais não conseguem cumprir seu papel, de solucionar um problema público. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um estudo de caso com dois alunos. A análise dos dados buscou construir uma relação entre as políticas públicas e as condições socioeconômicas dos alunos com foco no rendimento escolar. Os resultados demonstram que a configuração da política educacional possui limitações em proporcionar melhorias no rendimento escolar em alunos com maior vulnerabilidade social.
id UNEMAT-5_e0573e29da75079efddb357f5d241a6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3931
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RSpolítica educacionalrendimento escolardesigualdade social.O trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo construir uma reflexão em torno das políticas educacionais em relação ao rendimento escolar dos alunos. O lócus de pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart de São Borja-RS. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que as políticas educacionais não conseguem cumprir seu papel, de solucionar um problema público. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um estudo de caso com dois alunos. A análise dos dados buscou construir uma relação entre as políticas públicas e as condições socioeconômicas dos alunos com foco no rendimento escolar. Os resultados demonstram que a configuração da política educacional possui limitações em proporcionar melhorias no rendimento escolar em alunos com maior vulnerabilidade social.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 79-992178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931/3124Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuindani, Evandro RicardoGuindani, Yáscara Michele Neves KogaSchneider, Maiquel Jardel2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3931Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
title AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
spellingShingle AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
Guindani, Evandro Ricardo
política educacional
rendimento escolar
desigualdade social.
title_short AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
title_full AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
title_fullStr AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
title_full_unstemmed AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
title_sort AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
author Guindani, Evandro Ricardo
author_facet Guindani, Evandro Ricardo
Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Schneider, Maiquel Jardel
author_role author
author2 Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Schneider, Maiquel Jardel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guindani, Evandro Ricardo
Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Schneider, Maiquel Jardel
dc.subject.por.fl_str_mv política educacional
rendimento escolar
desigualdade social.
topic política educacional
rendimento escolar
desigualdade social.
description O trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo construir uma reflexão em torno das políticas educacionais em relação ao rendimento escolar dos alunos. O lócus de pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart de São Borja-RS. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que as políticas educacionais não conseguem cumprir seu papel, de solucionar um problema público. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um estudo de caso com dois alunos. A análise dos dados buscou construir uma relação entre as políticas públicas e as condições socioeconômicas dos alunos com foco no rendimento escolar. Os resultados demonstram que a configuração da política educacional possui limitações em proporcionar melhorias no rendimento escolar em alunos com maior vulnerabilidade social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931/3124
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 79-99
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460271054848