UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vitor
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993
Resumo: Trata-se de um artigo que utiliza o método fenomenológico de pesquisa, apresentando os conceitos de epoché, redução fenomenológica, versão de sentido, bem como algumas variantes deste tipo de pesquisa. Com o intuito ilustrativo, desvela a história de um educador social, um músico conceituado que viajou com orquestras por diversos lugares e sua formação na prática do dia a dia como educador social. Neste sentido, desvela uma psicopedagogia pragmática/vivida, na qual, utiliza o humor como ponte de aproximação e intervenção junto aos seus alunos. Por fim, o artigo conclui com uma reflexão acerca da importância de realização de outras pesquisas fenomenológicas como possibilidades de apresentação e leituras da realidade, desvelando assim, outras maneiras de ser e fazer pesquisa em fenomenologia.
id UNEMAT-5_e4c9757c4b0dd69f91921a3267000755
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3993
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADORfenomenologiaeducação socialpsicopedagogia.Trata-se de um artigo que utiliza o método fenomenológico de pesquisa, apresentando os conceitos de epoché, redução fenomenológica, versão de sentido, bem como algumas variantes deste tipo de pesquisa. Com o intuito ilustrativo, desvela a história de um educador social, um músico conceituado que viajou com orquestras por diversos lugares e sua formação na prática do dia a dia como educador social. Neste sentido, desvela uma psicopedagogia pragmática/vivida, na qual, utiliza o humor como ponte de aproximação e intervenção junto aos seus alunos. Por fim, o artigo conclui com uma reflexão acerca da importância de realização de outras pesquisas fenomenológicas como possibilidades de apresentação e leituras da realidade, desvelando assim, outras maneiras de ser e fazer pesquisa em fenomenologia.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 127-1372178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993/3201Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Vitor2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3993Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
title UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
spellingShingle UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
Gomes, Vitor
fenomenologia
educação social
psicopedagogia.
title_short UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
title_full UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
title_fullStr UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
title_full_unstemmed UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
title_sort UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
author Gomes, Vitor
author_facet Gomes, Vitor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv fenomenologia
educação social
psicopedagogia.
topic fenomenologia
educação social
psicopedagogia.
description Trata-se de um artigo que utiliza o método fenomenológico de pesquisa, apresentando os conceitos de epoché, redução fenomenológica, versão de sentido, bem como algumas variantes deste tipo de pesquisa. Com o intuito ilustrativo, desvela a história de um educador social, um músico conceituado que viajou com orquestras por diversos lugares e sua formação na prática do dia a dia como educador social. Neste sentido, desvela uma psicopedagogia pragmática/vivida, na qual, utiliza o humor como ponte de aproximação e intervenção junto aos seus alunos. Por fim, o artigo conclui com uma reflexão acerca da importância de realização de outras pesquisas fenomenológicas como possibilidades de apresentação e leituras da realidade, desvelando assim, outras maneiras de ser e fazer pesquisa em fenomenologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993/3201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 127-137
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460384301056