Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krupek, Rogério Antonio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818
Resumo: O estudo das características morfológicas do estróbilo feminino e das sementes de A. angustifolia, bem como de sua taxa de germinação podem servir como subsidio para trabalhos que procurem entender processos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e regeneração de populações naturais. Este trabalho teve por objetivo avaliar a biometria e a germinação de sementes provenientes de uma população natural de A. angustifolia localizada no município de Turvo, PR. Foram coletados um total de 12 estróbilos provenientes de diferentes plantas (um estróbilo por planta), das quais foram tomadas algumas medidas biométricas. Para cada um dos estróbilos foram contadas o número de sementes produzidas. Uma amostra de sementes (n = 230) foi separada para a análise das características biométricas. Desta foram utilizadas um total de 110 sementes para a avaliação dos seus componentes e outras 120 para avaliação da porcentagem de germinação. Todos os parâmetros biométricos dos estróbilos avaliados apresentaram baixa variação nos seus valores nominais. O número de sementes produzidas por estróbilo foi relativamente baixo. As características biométricas das sementes foram amplamente variáveis. A germinação apresentou uma taxa relativamente alta para as condições de plantio (fora de câmara de germinação). A grande variação na biometria do estróbilo e das sementes, bem como as altas taxas de germinação encontradas revelaram uma elevada diversidade morfológica e interrelacionamento (comprovado pelas correlações entre as variáveis medidas) destas características (relacionadas com o processo reprodutivo da espécie) dentro da população estudada. Tais informações podem auxiliar em futuros programas de manejo em áreas de Floresta com Araucária da região.
id UNENTRO-3_082ea9889ac7e92c157e586f4059f99d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/818
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.Ciências Naturais; Meio Ambiente, Biologia Vegetalestróbilo, Araucaria angustifolia, Paranárecursos naturaisO estudo das características morfológicas do estróbilo feminino e das sementes de A. angustifolia, bem como de sua taxa de germinação podem servir como subsidio para trabalhos que procurem entender processos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e regeneração de populações naturais. Este trabalho teve por objetivo avaliar a biometria e a germinação de sementes provenientes de uma população natural de A. angustifolia localizada no município de Turvo, PR. Foram coletados um total de 12 estróbilos provenientes de diferentes plantas (um estróbilo por planta), das quais foram tomadas algumas medidas biométricas. Para cada um dos estróbilos foram contadas o número de sementes produzidas. Uma amostra de sementes (n = 230) foi separada para a análise das características biométricas. Desta foram utilizadas um total de 110 sementes para a avaliação dos seus componentes e outras 120 para avaliação da porcentagem de germinação. Todos os parâmetros biométricos dos estróbilos avaliados apresentaram baixa variação nos seus valores nominais. O número de sementes produzidas por estróbilo foi relativamente baixo. As características biométricas das sementes foram amplamente variáveis. A germinação apresentou uma taxa relativamente alta para as condições de plantio (fora de câmara de germinação). A grande variação na biometria do estróbilo e das sementes, bem como as altas taxas de germinação encontradas revelaram uma elevada diversidade morfológica e interrelacionamento (comprovado pelas correlações entre as variáveis medidas) destas características (relacionadas com o processo reprodutivo da espécie) dentro da população estudada. Tais informações podem auxiliar em futuros programas de manejo em áreas de Floresta com Araucária da região.UNICENTROKrupek, Rogério AntonioRibeiro, Vilmar2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 73-89RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 73-892175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818/1108info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-26T00:43:26Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/818Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2011-04-26T00:43:26Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
title Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
spellingShingle Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
Krupek, Rogério Antonio
Ciências Naturais; Meio Ambiente, Biologia Vegetal
estróbilo, Araucaria angustifolia, Paraná
recursos naturais
title_short Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
title_full Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
title_fullStr Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
title_full_unstemmed Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
title_sort Biometria e germinação de sementes de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze provenientes de um remanescente florestal do município de Turvo, PR.
author Krupek, Rogério Antonio
author_facet Krupek, Rogério Antonio
Ribeiro, Vilmar
author_role author
author2 Ribeiro, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Krupek, Rogério Antonio
Ribeiro, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais; Meio Ambiente, Biologia Vegetal
estróbilo, Araucaria angustifolia, Paraná
recursos naturais
topic Ciências Naturais; Meio Ambiente, Biologia Vegetal
estróbilo, Araucaria angustifolia, Paraná
recursos naturais
description O estudo das características morfológicas do estróbilo feminino e das sementes de A. angustifolia, bem como de sua taxa de germinação podem servir como subsidio para trabalhos que procurem entender processos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e regeneração de populações naturais. Este trabalho teve por objetivo avaliar a biometria e a germinação de sementes provenientes de uma população natural de A. angustifolia localizada no município de Turvo, PR. Foram coletados um total de 12 estróbilos provenientes de diferentes plantas (um estróbilo por planta), das quais foram tomadas algumas medidas biométricas. Para cada um dos estróbilos foram contadas o número de sementes produzidas. Uma amostra de sementes (n = 230) foi separada para a análise das características biométricas. Desta foram utilizadas um total de 110 sementes para a avaliação dos seus componentes e outras 120 para avaliação da porcentagem de germinação. Todos os parâmetros biométricos dos estróbilos avaliados apresentaram baixa variação nos seus valores nominais. O número de sementes produzidas por estróbilo foi relativamente baixo. As características biométricas das sementes foram amplamente variáveis. A germinação apresentou uma taxa relativamente alta para as condições de plantio (fora de câmara de germinação). A grande variação na biometria do estróbilo e das sementes, bem como as altas taxas de germinação encontradas revelaram uma elevada diversidade morfológica e interrelacionamento (comprovado pelas correlações entre as variáveis medidas) destas características (relacionadas com o processo reprodutivo da espécie) dentro da população estudada. Tais informações podem auxiliar em futuros programas de manejo em áreas de Floresta com Araucária da região.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/818/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 73-89
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 12, n. 1 (2010): RECEN; 73-89
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848296312832