Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Bruno Lopes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Justino, Flávio Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211
Resumo: As fontes de energias renováveis ou limpas, tais como, a eólica, apresenta-se como uma opção para a redução do uso de energia a base de combustíveis fósseis. O Brasil, e em especial o território do nordeste brasileiro, é privilegiado no potencial eólico já que a sua localização abrange a área dos ventos Alísios. Portanto o presente trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para avaliar o potencial eólico do nordeste brasileiro, e avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre a energia cinética intensiva dos ventos. Para esse estudo usou-se dados do modelo climático regional MM5 (Fifth-Generation NCAR / Penn State Mesoscale Model) sob condições de período atual (1980-2000) e futuro (2080-2100), com cenário de aquecimento global. Com os dados provenientes do MM5. Os resultados mostraram que em um cenário futuro todas as estações do ano apresentaram tendências de intensificação da energia cinética intensiva dos ventos, sendo que as anomalias mais evidentes ocorrem na segunda metade do ano. Isso mostra a viabilidade de aplicação de plantas eólicas nesta região do Brasil tanto para o período atual como para um cenário futuro. Predições dos modelos indicam o período de Junho a Agosto (Inverno), como sendo a época mais significativa de potencial eólico, com valores da energia cinética intensiva ultrapassando 15 J/kg O estudo sugere que a aplicação de modelos de diferentes complexidades, bem como a aplicação de diferentes metodologias para o cálculo do potencial eólico, é importante para aumentar a precisão e a confiabilidade das estimativas da capacidade de geração de energia eólica.
id UNENTRO-3_0d371618934991ed76b20d1769e25d7b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1211
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste BrasileiroGeociênciasVento, Modelagem Numérica, Energia EólicaEnergia EolicaAs fontes de energias renováveis ou limpas, tais como, a eólica, apresenta-se como uma opção para a redução do uso de energia a base de combustíveis fósseis. O Brasil, e em especial o território do nordeste brasileiro, é privilegiado no potencial eólico já que a sua localização abrange a área dos ventos Alísios. Portanto o presente trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para avaliar o potencial eólico do nordeste brasileiro, e avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre a energia cinética intensiva dos ventos. Para esse estudo usou-se dados do modelo climático regional MM5 (Fifth-Generation NCAR / Penn State Mesoscale Model) sob condições de período atual (1980-2000) e futuro (2080-2100), com cenário de aquecimento global. Com os dados provenientes do MM5. Os resultados mostraram que em um cenário futuro todas as estações do ano apresentaram tendências de intensificação da energia cinética intensiva dos ventos, sendo que as anomalias mais evidentes ocorrem na segunda metade do ano. Isso mostra a viabilidade de aplicação de plantas eólicas nesta região do Brasil tanto para o período atual como para um cenário futuro. Predições dos modelos indicam o período de Junho a Agosto (Inverno), como sendo a época mais significativa de potencial eólico, com valores da energia cinética intensiva ultrapassando 15 J/kg O estudo sugere que a aplicação de modelos de diferentes complexidades, bem como a aplicação de diferentes metodologias para o cálculo do potencial eólico, é importante para aumentar a precisão e a confiabilidade das estimativas da capacidade de geração de energia eólica.UNICENTROcnpqFaria, Bruno LopesJustino, Flávio Barbosa2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 13, n. 2 (2011): RECEN; 257-269RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 13, n. 2 (2011): RECEN; 257-2692175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211/1571info:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-06T19:22:42Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/1211Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2012-06-06T19:22:42Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
title Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
spellingShingle Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
Faria, Bruno Lopes
Geociências
Vento, Modelagem Numérica, Energia Eólica
Energia Eolica
title_short Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
title_full Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
title_fullStr Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
title_full_unstemmed Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
title_sort Estudo do Impacto do Aquecimento Global no Potencial Eólico do Nordeste Brasileiro
author Faria, Bruno Lopes
author_facet Faria, Bruno Lopes
Justino, Flávio Barbosa
author_role author
author2 Justino, Flávio Barbosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv cnpq
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Bruno Lopes
Justino, Flávio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências
Vento, Modelagem Numérica, Energia Eólica
Energia Eolica
topic Geociências
Vento, Modelagem Numérica, Energia Eólica
Energia Eolica
description As fontes de energias renováveis ou limpas, tais como, a eólica, apresenta-se como uma opção para a redução do uso de energia a base de combustíveis fósseis. O Brasil, e em especial o território do nordeste brasileiro, é privilegiado no potencial eólico já que a sua localização abrange a área dos ventos Alísios. Portanto o presente trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para avaliar o potencial eólico do nordeste brasileiro, e avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre a energia cinética intensiva dos ventos. Para esse estudo usou-se dados do modelo climático regional MM5 (Fifth-Generation NCAR / Penn State Mesoscale Model) sob condições de período atual (1980-2000) e futuro (2080-2100), com cenário de aquecimento global. Com os dados provenientes do MM5. Os resultados mostraram que em um cenário futuro todas as estações do ano apresentaram tendências de intensificação da energia cinética intensiva dos ventos, sendo que as anomalias mais evidentes ocorrem na segunda metade do ano. Isso mostra a viabilidade de aplicação de plantas eólicas nesta região do Brasil tanto para o período atual como para um cenário futuro. Predições dos modelos indicam o período de Junho a Agosto (Inverno), como sendo a época mais significativa de potencial eólico, com valores da energia cinética intensiva ultrapassando 15 J/kg O estudo sugere que a aplicação de modelos de diferentes complexidades, bem como a aplicação de diferentes metodologias para o cálculo do potencial eólico, é importante para aumentar a precisão e a confiabilidade das estimativas da capacidade de geração de energia eólica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/1211/1571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 13, n. 2 (2011): RECEN; 257-269
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 13, n. 2 (2011): RECEN; 257-269
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848410607616