Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Emerson Marcos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Neto, Anselmo Chaves, Domingues, Zilna Hoffmann, Hosokawa, Roberto Tuyoshi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435
Resumo: Os munic´ıpios do Paran´a que possuem em seus territ´orios ´Areas EspecialmenteProtegidas t^em, atrav´es da Lei Complementar N.o 59/91, conhecida como Lei do ICMSEcol´ogico, direito a um percentual dos recursos do Imposto sobre Circula¸c~ao de Mercadoriase Servi¸cos - ICMS. A avalia¸c~ao de cada ´area ´e feita pelo Instituto Ambiental do Paran´a -IAP, que realiza anualmente uma avalia¸c~ao da qualidade, determinando a cada uma delas umescore. Este escore determina o repasse financeiro ao munic´ıpio. Desta forma, ´e propostano presente trabalho uma t´ecnica estat´ıstica multivariada, denominada An´alise Fatorial,que, atrav´es de um programa computacional autom´atico, realiza a classifica¸c~ao (ranking)qualitativa de ´areas de Faxinais no Estado. Os Faxinais constituem um tipo especial de ´areaprotegida. Um bom estudo sobre este tema pode ser encontrado em Chang [3] e [4]. Osdados brutos usados como entrada no programa foram obtidos de dois question´arios: umdeles aplicado `as unidades familiares e, o outro, `as lideran¸cas locais. Foram analisadas 80 vari´aveis de 20 Faxinais observados, referentes ao ano agr´ıcola de agosto de 1997 a julhode 1998. Utilizando a An´alise Fatorial, conseguiu-se a redu¸c~ao das 80 vari´aveis para apenas17 fatores. Os fatores considerados contribu´ıram para uma explica¸c~ao de 97,7649% do totalda vari^ancia amostral. O programa elaborado permite ao usu´ario a classifica¸c~ao (ranking)autom´atica das ´areas, com op¸c~oes para armazenar escores de anos anteriores e observar aevolu¸c~ao da qualidade de vida de cada comunidade. Pode-se, assim, com maior efici^encia,balizar as a¸c~oes de impacto, procurando sempre melhorar a cada ano.
id UNENTRO-3_3611fe0f931079dfc91ae9fb1be40e01
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/435
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorialAnálise Fatorial; classificação; faxinaisOs munic´ıpios do Paran´a que possuem em seus territ´orios ´Areas EspecialmenteProtegidas t^em, atrav´es da Lei Complementar N.o 59/91, conhecida como Lei do ICMSEcol´ogico, direito a um percentual dos recursos do Imposto sobre Circula¸c~ao de Mercadoriase Servi¸cos - ICMS. A avalia¸c~ao de cada ´area ´e feita pelo Instituto Ambiental do Paran´a -IAP, que realiza anualmente uma avalia¸c~ao da qualidade, determinando a cada uma delas umescore. Este escore determina o repasse financeiro ao munic´ıpio. Desta forma, ´e propostano presente trabalho uma t´ecnica estat´ıstica multivariada, denominada An´alise Fatorial,que, atrav´es de um programa computacional autom´atico, realiza a classifica¸c~ao (ranking)qualitativa de ´areas de Faxinais no Estado. Os Faxinais constituem um tipo especial de ´areaprotegida. Um bom estudo sobre este tema pode ser encontrado em Chang [3] e [4]. Osdados brutos usados como entrada no programa foram obtidos de dois question´arios: umdeles aplicado `as unidades familiares e, o outro, `as lideran¸cas locais. Foram analisadas 80 vari´aveis de 20 Faxinais observados, referentes ao ano agr´ıcola de agosto de 1997 a julhode 1998. Utilizando a An´alise Fatorial, conseguiu-se a redu¸c~ao das 80 vari´aveis para apenas17 fatores. Os fatores considerados contribu´ıram para uma explica¸c~ao de 97,7649% do totalda vari^ancia amostral. O programa elaborado permite ao usu´ario a classifica¸c~ao (ranking)autom´atica das ´areas, com op¸c~oes para armazenar escores de anos anteriores e observar aevolu¸c~ao da qualidade de vida de cada comunidade. Pode-se, assim, com maior efici^encia,balizar as a¸c~oes de impacto, procurando sempre melhorar a cada ano.UNICENTROFurtado, Emerson MarcosNeto, Anselmo ChavesDomingues, Zilna HoffmannHosokawa, Roberto Tuyoshi2009-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 5, n. 1 (2003); 85-99RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 5, n. 1 (2003); 85-992175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435/591info:eu-repo/semantics/openAccess2009-12-06T13:47:22Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/435Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2009-12-06T13:47:22Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
title Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
spellingShingle Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
Furtado, Emerson Marcos
Análise Fatorial; classificação; faxinais
title_short Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
title_full Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
title_fullStr Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
title_full_unstemmed Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
title_sort Ranqueamento de faxinais do Estado do Paraná através da análise fatorial
author Furtado, Emerson Marcos
author_facet Furtado, Emerson Marcos
Neto, Anselmo Chaves
Domingues, Zilna Hoffmann
Hosokawa, Roberto Tuyoshi
author_role author
author2 Neto, Anselmo Chaves
Domingues, Zilna Hoffmann
Hosokawa, Roberto Tuyoshi
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Emerson Marcos
Neto, Anselmo Chaves
Domingues, Zilna Hoffmann
Hosokawa, Roberto Tuyoshi
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Fatorial; classificação; faxinais
topic Análise Fatorial; classificação; faxinais
description Os munic´ıpios do Paran´a que possuem em seus territ´orios ´Areas EspecialmenteProtegidas t^em, atrav´es da Lei Complementar N.o 59/91, conhecida como Lei do ICMSEcol´ogico, direito a um percentual dos recursos do Imposto sobre Circula¸c~ao de Mercadoriase Servi¸cos - ICMS. A avalia¸c~ao de cada ´area ´e feita pelo Instituto Ambiental do Paran´a -IAP, que realiza anualmente uma avalia¸c~ao da qualidade, determinando a cada uma delas umescore. Este escore determina o repasse financeiro ao munic´ıpio. Desta forma, ´e propostano presente trabalho uma t´ecnica estat´ıstica multivariada, denominada An´alise Fatorial,que, atrav´es de um programa computacional autom´atico, realiza a classifica¸c~ao (ranking)qualitativa de ´areas de Faxinais no Estado. Os Faxinais constituem um tipo especial de ´areaprotegida. Um bom estudo sobre este tema pode ser encontrado em Chang [3] e [4]. Osdados brutos usados como entrada no programa foram obtidos de dois question´arios: umdeles aplicado `as unidades familiares e, o outro, `as lideran¸cas locais. Foram analisadas 80 vari´aveis de 20 Faxinais observados, referentes ao ano agr´ıcola de agosto de 1997 a julhode 1998. Utilizando a An´alise Fatorial, conseguiu-se a redu¸c~ao das 80 vari´aveis para apenas17 fatores. Os fatores considerados contribu´ıram para uma explica¸c~ao de 97,7649% do totalda vari^ancia amostral. O programa elaborado permite ao usu´ario a classifica¸c~ao (ranking)autom´atica das ´areas, com op¸c~oes para armazenar escores de anos anteriores e observar aevolu¸c~ao da qualidade de vida de cada comunidade. Pode-se, assim, com maior efici^encia,balizar as a¸c~oes de impacto, procurando sempre melhorar a cada ano.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/435/591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 5, n. 1 (2003); 85-99
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 5, n. 1 (2003); 85-99
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848373907456