Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534 |
Resumo: | O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia. |
id |
UNENTRO-3_8eb8b61bc6381c9c344ec4fc76957ce9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/534 |
network_acronym_str |
UNENTRO-3 |
network_name_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teachingFísicaensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visualO presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia.UNICENTRONeves, Marcos Cesar DanhoniCardoso, Fabiano CesarSakai, Fábio SussumuVeroneze, Paulo RobertoAndrade, AcácioBernabé, Hilton Souza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsinoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 2 (2000); 91-101RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 2 (2000); 91-1012175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534/702info:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-13T14:21:01Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/534Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2010-01-13T14:21:01Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
title |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
spellingShingle |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching Neves, Marcos Cesar Danhoni Física ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual |
title_short |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
title_full |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
title_fullStr |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
title_full_unstemmed |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
title_sort |
Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching |
author |
Neves, Marcos Cesar Danhoni |
author_facet |
Neves, Marcos Cesar Danhoni Cardoso, Fabiano Cesar Sakai, Fábio Sussumu Veroneze, Paulo Roberto Andrade, Acácio Bernabé, Hilton Souza |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Fabiano Cesar Sakai, Fábio Sussumu Veroneze, Paulo Roberto Andrade, Acácio Bernabé, Hilton Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marcos Cesar Danhoni Cardoso, Fabiano Cesar Sakai, Fábio Sussumu Veroneze, Paulo Roberto Andrade, Acácio Bernabé, Hilton Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual |
topic |
Física ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual |
description |
O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensino |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534 |
url |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534/702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICENTRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 2 (2000); 91-101 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 2 (2000); 91-101 2175-5620 1518-0352 reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) instacron:UNENTRO |
instname_str |
Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
instacron_str |
UNENTRO |
institution |
UNENTRO |
reponame_str |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
collection |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||recen@unicentro.br |
_version_ |
1800216848753491968 |