Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Marcos Cesar Danhoni
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso, Fabiano Cesar, Sakai, Fábio Sussumu, Veroneze, Paulo Roberto, Andrade, Acácio, Bernabé, Hilton Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534
Resumo: O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia.
id UNENTRO-3_8eb8b61bc6381c9c344ec4fc76957ce9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/534
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teachingFísicaensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visualO presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia.UNICENTRONeves, Marcos Cesar DanhoniCardoso, Fabiano CesarSakai, Fábio SussumuVeroneze, Paulo RobertoAndrade, AcácioBernabé, Hilton Souza2010-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsinoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 2 (2000); 91-101RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 2 (2000); 91-1012175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534/702info:eu-repo/semantics/openAccess2010-01-13T14:21:01Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/534Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2010-01-13T14:21:01Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
title Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
spellingShingle Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
Neves, Marcos Cesar Danhoni
Física
ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual
title_short Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
title_full Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
title_fullStr Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
title_full_unstemmed Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
title_sort Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
author Neves, Marcos Cesar Danhoni
author_facet Neves, Marcos Cesar Danhoni
Cardoso, Fabiano Cesar
Sakai, Fábio Sussumu
Veroneze, Paulo Roberto
Andrade, Acácio
Bernabé, Hilton Souza
author_role author
author2 Cardoso, Fabiano Cesar
Sakai, Fábio Sussumu
Veroneze, Paulo Roberto
Andrade, Acácio
Bernabé, Hilton Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni
Cardoso, Fabiano Cesar
Sakai, Fábio Sussumu
Veroneze, Paulo Roberto
Andrade, Acácio
Bernabé, Hilton Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Física
ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual
topic Física
ensino de Física; história da Ciência; concepções alternativas; linguagem verbo-visual
description O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ci^encia usando filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida parao Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c~ao de professores-em-servi¸co. Umv´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c~ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´ariosfilmes cl´assicos de filmes de fic¸c~ao cient´ıfica. Os “fen^omenos f´ısicos” apresentados nessesfilmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comumde estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar odesenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ci^encia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ensino
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/534/702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 1, n. 2 (2000); 91-101
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 1, n. 2 (2000); 91-101
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216848753491968