Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ucker, Fernando Ernesto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Felipe Corrêa Veloso dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade mecânica e aplicabilidade da substituição de areia por vidro moído na fabricação do concreto. Para isso, foi realizada a caracterização dos materiais que compõem o concreto, além do vidro reutilizado a partir de garrafas longnecks, que foi o material utilizado nesta pesquisa como alternativa sustentável. Após a caracterização dos materiais com a utilização das normas nacionais cabíveis, foram rodados concretos com diferentes porcentagens de substituição da areia por vidro (5%, 10% e 50%) e um concreto sem substituição de vidro, como amostra de referência. Para cada concreto foram moldados corpos de prova, que passaram pelo processo de cura e ensaiados à ruptura por compressão nas idades de 7 e 28 dias. Com os resultados obtidos pela ruptura dos corpos de prova foram realizadas análises estatísticas para determinação das diferenças significativas entre os resultados, aplicando-se o teste de Tukey com significância ao nível de 1% ou 5%. Assim, foi possível observar que a substituição parcial de areia por vidro no concreto é viável mecanicamente, pois produz resultados semelhantes e até superiores de resistência a compressão, além de ser aplicável e necessária, pois a obtenção do vidro é facilitada, devido as garrafas serem materiais não retornáveis que tem a necessidade de destinação adequada, além da necessidade cada vez mais crescente de mudanças nas técnicas não sustentáveis de produção de concreto na construção civil.
id UNENTRO-3_d5d9baae6bb0f39db5ccf35e10c7806a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4294
network_acronym_str UNENTRO-3
network_name_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository_id_str
spelling Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no ConcretoEngenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Civilconstrução civil, sustentável, substituição, areia, vidro moído.SaneamentoEste trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade mecânica e aplicabilidade da substituição de areia por vidro moído na fabricação do concreto. Para isso, foi realizada a caracterização dos materiais que compõem o concreto, além do vidro reutilizado a partir de garrafas longnecks, que foi o material utilizado nesta pesquisa como alternativa sustentável. Após a caracterização dos materiais com a utilização das normas nacionais cabíveis, foram rodados concretos com diferentes porcentagens de substituição da areia por vidro (5%, 10% e 50%) e um concreto sem substituição de vidro, como amostra de referência. Para cada concreto foram moldados corpos de prova, que passaram pelo processo de cura e ensaiados à ruptura por compressão nas idades de 7 e 28 dias. Com os resultados obtidos pela ruptura dos corpos de prova foram realizadas análises estatísticas para determinação das diferenças significativas entre os resultados, aplicando-se o teste de Tukey com significância ao nível de 1% ou 5%. Assim, foi possível observar que a substituição parcial de areia por vidro no concreto é viável mecanicamente, pois produz resultados semelhantes e até superiores de resistência a compressão, além de ser aplicável e necessária, pois a obtenção do vidro é facilitada, devido as garrafas serem materiais não retornáveis que tem a necessidade de destinação adequada, além da necessidade cada vez mais crescente de mudanças nas técnicas não sustentáveis de produção de concreto na construção civil.UNICENTROUcker, Fernando ErnestoSantos, Felipe Corrêa Veloso dos2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo cientificoapplication/pdfhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 19, n. 1 (2017): RECEN; 46-55RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 19, n. 1 (2017): RECEN; 46-552175-56201518-0352reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)instacron:UNENTROporhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294/pdfDireitos autorais 2017 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-12T16:09:03Zoai:ojs.revistas.unicentro.br:article/4294Revistahttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECENPUBhttps://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/oai||recen@unicentro.br2175-56201518-0352opendoar:2017-09-12T16:09:03Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
title Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
spellingShingle Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
Ucker, Fernando Ernesto
Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Civil
construção civil, sustentável, substituição, areia, vidro moído.
Saneamento
title_short Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
title_full Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
title_fullStr Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
title_full_unstemmed Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
title_sort Viabilidade Mecânica pela Substituição de Areia por Vidro Moído no Concreto
author Ucker, Fernando Ernesto
author_facet Ucker, Fernando Ernesto
Santos, Felipe Corrêa Veloso dos
author_role author
author2 Santos, Felipe Corrêa Veloso dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ucker, Fernando Ernesto
Santos, Felipe Corrêa Veloso dos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Civil
construção civil, sustentável, substituição, areia, vidro moído.
Saneamento
topic Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária, Engenharia Civil
construção civil, sustentável, substituição, areia, vidro moído.
Saneamento
description Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade mecânica e aplicabilidade da substituição de areia por vidro moído na fabricação do concreto. Para isso, foi realizada a caracterização dos materiais que compõem o concreto, além do vidro reutilizado a partir de garrafas longnecks, que foi o material utilizado nesta pesquisa como alternativa sustentável. Após a caracterização dos materiais com a utilização das normas nacionais cabíveis, foram rodados concretos com diferentes porcentagens de substituição da areia por vidro (5%, 10% e 50%) e um concreto sem substituição de vidro, como amostra de referência. Para cada concreto foram moldados corpos de prova, que passaram pelo processo de cura e ensaiados à ruptura por compressão nas idades de 7 e 28 dias. Com os resultados obtidos pela ruptura dos corpos de prova foram realizadas análises estatísticas para determinação das diferenças significativas entre os resultados, aplicando-se o teste de Tukey com significância ao nível de 1% ou 5%. Assim, foi possível observar que a substituição parcial de areia por vidro no concreto é viável mecanicamente, pois produz resultados semelhantes e até superiores de resistência a compressão, além de ser aplicável e necessária, pois a obtenção do vidro é facilitada, devido as garrafas serem materiais não retornáveis que tem a necessidade de destinação adequada, além da necessidade cada vez mais crescente de mudanças nas técnicas não sustentáveis de produção de concreto na construção civil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo cientifico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294
url https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unicentro.br/index.php/RECEN/article/view/4294/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
publisher.none.fl_str_mv UNICENTRO
dc.source.none.fl_str_mv RECEN-Revista de Ciências Naturais e Exatas; v. 19, n. 1 (2017): RECEN; 46-55
RECEN - Revista Ciências Exatas e Naturais; v. 19, n. 1 (2017): RECEN; 46-55
2175-5620
1518-0352
reponame:Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
instname:Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron:UNENTRO
instname_str Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
instacron_str UNENTRO
institution UNENTRO
reponame_str Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
collection Revista Ciências Exatas e Naturais (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Exatas e Naturais (Online) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
repository.mail.fl_str_mv ||recen@unicentro.br
_version_ 1800216849288265728