Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunelli, Eduardo Ramos
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5288
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_1dbf255a18d8f74f96ef867fec6bdfad
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5288
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Brunelli, Eduardo RamosPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2017-09-01T00:39:31Z2017-09-01T00:39:31Z2016-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/5288Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Nos dias atuais, as questões ecológicas estão se tornando uma preocupação das empresas, que passam a desenvolver produtos e serviços que tenham incorporados a temática ambiental. Dessa forma, as organizações têm procurado adotar diferencial competitivo. Com isso, as empresas também buscam ações de marketing verde, isto é, atividades de marketing destinadas a produzir, promover e vender produtos que não agridem o meio ambiente. Este trabalho teve por objetivo identificar as estratégias do composto de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma – SC. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa na empresa. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados apontaram que a questão ambiental é uma parte da estratégia da empresa e as ações de sustentabilidade foram incorporadas nos processos fabris da organização, na busca do equilíbrio econômico-financeiro com o respeito ao meio ambiente. Na área mercadológica, a organização adota estratégias que podem ser englobadas no composto de marketing verde, para as quais utiliza as mesmas premissas do marketing tradicional, adaptadas a este tipo de produto.Marketing ambientalComposto de marketingEstratégias de marketingEstratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdf.txtEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdf.txtExtracted texttext/plain95488http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/3/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf.txtcf4d423f8ff0c110e2509e46669623f9MD53THUMBNAILEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdf.jpgEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/4/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf.jpgb236f5fd725956140bf842d51d9303adMD54ORIGINALEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdfEDUARDO RAMOS BRUNELLI.pdfTCCapplication/pdf760779http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/1/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf3af1c2b75d052a56e47f59b00db4b086MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/52882017-08-31 21:39:32.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
title Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
spellingShingle Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
Brunelli, Eduardo Ramos
Marketing ambiental
Composto de marketing
Estratégias de marketing
title_short Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
title_full Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
title_fullStr Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
title_full_unstemmed Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
title_sort Estratégias de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma - SC
author Brunelli, Eduardo Ramos
author_facet Brunelli, Eduardo Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunelli, Eduardo Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
contributor_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing ambiental
Composto de marketing
Estratégias de marketing
topic Marketing ambiental
Composto de marketing
Estratégias de marketing
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Nos dias atuais, as questões ecológicas estão se tornando uma preocupação das empresas, que passam a desenvolver produtos e serviços que tenham incorporados a temática ambiental. Dessa forma, as organizações têm procurado adotar diferencial competitivo. Com isso, as empresas também buscam ações de marketing verde, isto é, atividades de marketing destinadas a produzir, promover e vender produtos que não agridem o meio ambiente. Este trabalho teve por objetivo identificar as estratégias do composto de marketing ambiental de uma empresa cerâmica de Criciúma – SC. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa na empresa. Os dados foram coletados por meio de um questionário. Os resultados apontaram que a questão ambiental é uma parte da estratégia da empresa e as ações de sustentabilidade foram incorporadas nos processos fabris da organização, na busca do equilíbrio econômico-financeiro com o respeito ao meio ambiente. Na área mercadológica, a organização adota estratégias que podem ser englobadas no composto de marketing verde, para as quais utiliza as mesmas premissas do marketing tradicional, adaptadas a este tipo de produto.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2016
dc.date.created.fl_str_mv 2016-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-01T00:39:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-01T00:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5288
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/3/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/4/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf.jpg
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/1/EDUARDO%20RAMOS%20BRUNELLI.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5288/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cf4d423f8ff0c110e2509e46669623f9
b236f5fd725956140bf842d51d9303ad
3af1c2b75d052a56e47f59b00db4b086
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763312472293376