A pós-produção na fotografia como forma de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC |
id |
UNESC-1_3ac5e7567ceb46e36da9aef3c252448c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/6166 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Bombazaro, William FernandesHonorato, SérgioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-10-19T00:16:23Z2018-10-19T00:16:23Z2018-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESCA presente pesquisa, intitulada “A pós-produção na fotografia como forma de arte” destaca, como problematização, como perceber novos significados na fotografia através da pós-produção de imagens. Na tentativa de responder essa questão, foi utilizado como método de pesquisa, levantamento bibliográfico, que dialoga com o processo de produção artística, inserindo-se na linha de Processos e Poéticas, do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Após a definição do tema, proponho uma breve apresentação da estrutura teórica e conceitual desta pesquisa. O primeiro passo se materializa pela introdução, que explica e aponta os principais objetos da pesquisa e a definição do método utilizado na realização da mesma. Utilizo autores como Gil (1987), Minayo (2004) e Zamboni (2006), para embasar minha introdução e metodologia. No segundo, apresento um levantamento histórico sobre o surgimento da fotografia e a fotografia como linguagem de arte, cito aqui dois artistas que me inspiram (Man Ray e Andy Warhol) e busco com Kossoy (1989), Dubois (2003), César e Piovam (2007) e Tavares (2009) um diálogo, onde estes discorrem sobre as concepções de arte, a linguagem fotográfica e a arte contemporânea. No terceiro passo, trago, embasado em meu referencial teórico, a pós-produção, onde faço um link com o autorretrato que visa expor o processo de criação e desenvolvimento das minhas fotografias. A proposta de produção artística baseia-se em utilizar da linguagem fotográfica na desconstrução do meu próprio eu, analisando o autorretrato como significado expressivo da arte. E, por último, as considerações finais desta pesquisa.Arte e fotografiaFotografia na arteAutorretratoA pós-produção na fotografia como forma de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALWilliam Fernandes Bombazaro.pdfWilliam Fernandes Bombazaro.pdfTCCapplication/pdf1000480http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/1/William%20Fernandes%20Bombazaro.pdf00244b48bf2259ff66e7d3d52056e5a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/61662018-12-18 13:34:29.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
title |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
spellingShingle |
A pós-produção na fotografia como forma de arte Bombazaro, William Fernandes Arte e fotografia Fotografia na arte Autorretrato |
title_short |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
title_full |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
title_fullStr |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
title_full_unstemmed |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
title_sort |
A pós-produção na fotografia como forma de arte |
author |
Bombazaro, William Fernandes |
author_facet |
Bombazaro, William Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bombazaro, William Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Honorato, Sérgio |
contributor_str_mv |
Honorato, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e fotografia Fotografia na arte Autorretrato |
topic |
Arte e fotografia Fotografia na arte Autorretrato |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A presente pesquisa, intitulada “A pós-produção na fotografia como forma de arte” destaca, como problematização, como perceber novos significados na fotografia através da pós-produção de imagens. Na tentativa de responder essa questão, foi utilizado como método de pesquisa, levantamento bibliográfico, que dialoga com o processo de produção artística, inserindo-se na linha de Processos e Poéticas, do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Após a definição do tema, proponho uma breve apresentação da estrutura teórica e conceitual desta pesquisa. O primeiro passo se materializa pela introdução, que explica e aponta os principais objetos da pesquisa e a definição do método utilizado na realização da mesma. Utilizo autores como Gil (1987), Minayo (2004) e Zamboni (2006), para embasar minha introdução e metodologia. No segundo, apresento um levantamento histórico sobre o surgimento da fotografia e a fotografia como linguagem de arte, cito aqui dois artistas que me inspiram (Man Ray e Andy Warhol) e busco com Kossoy (1989), Dubois (2003), César e Piovam (2007) e Tavares (2009) um diálogo, onde estes discorrem sobre as concepções de arte, a linguagem fotográfica e a arte contemporânea. No terceiro passo, trago, embasado em meu referencial teórico, a pós-produção, onde faço um link com o autorretrato que visa expor o processo de criação e desenvolvimento das minhas fotografias. A proposta de produção artística baseia-se em utilizar da linguagem fotográfica na desconstrução do meu próprio eu, analisando o autorretrato como significado expressivo da arte. E, por último, as considerações finais desta pesquisa. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-19T00:16:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-19T00:16:23Z |
dc.date.created.fl_str_mv |
2018-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/1/William%20Fernandes%20Bombazaro.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
00244b48bf2259ff66e7d3d52056e5a6 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763293302226944 |