A pós-produção na fotografia como forma de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombazaro, William Fernandes
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
id UNESC-1_3ac5e7567ceb46e36da9aef3c252448c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/6166
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Bombazaro, William FernandesHonorato, SérgioUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-10-19T00:16:23Z2018-10-19T00:16:23Z2018-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESCA presente pesquisa, intitulada “A pós-produção na fotografia como forma de arte” destaca, como problematização, como perceber novos significados na fotografia através da pós-produção de imagens. Na tentativa de responder essa questão, foi utilizado como método de pesquisa, levantamento bibliográfico, que dialoga com o processo de produção artística, inserindo-se na linha de Processos e Poéticas, do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Após a definição do tema, proponho uma breve apresentação da estrutura teórica e conceitual desta pesquisa. O primeiro passo se materializa pela introdução, que explica e aponta os principais objetos da pesquisa e a definição do método utilizado na realização da mesma. Utilizo autores como Gil (1987), Minayo (2004) e Zamboni (2006), para embasar minha introdução e metodologia. No segundo, apresento um levantamento histórico sobre o surgimento da fotografia e a fotografia como linguagem de arte, cito aqui dois artistas que me inspiram (Man Ray e Andy Warhol) e busco com Kossoy (1989), Dubois (2003), César e Piovam (2007) e Tavares (2009) um diálogo, onde estes discorrem sobre as concepções de arte, a linguagem fotográfica e a arte contemporânea. No terceiro passo, trago, embasado em meu referencial teórico, a pós-produção, onde faço um link com o autorretrato que visa expor o processo de criação e desenvolvimento das minhas fotografias. A proposta de produção artística baseia-se em utilizar da linguagem fotográfica na desconstrução do meu próprio eu, analisando o autorretrato como significado expressivo da arte. E, por último, as considerações finais desta pesquisa.Arte e fotografiaFotografia na arteAutorretratoA pós-produção na fotografia como forma de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALWilliam Fernandes Bombazaro.pdfWilliam Fernandes Bombazaro.pdfTCCapplication/pdf1000480http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/1/William%20Fernandes%20Bombazaro.pdf00244b48bf2259ff66e7d3d52056e5a6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/61662018-12-18 13:34:29.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pós-produção na fotografia como forma de arte
title A pós-produção na fotografia como forma de arte
spellingShingle A pós-produção na fotografia como forma de arte
Bombazaro, William Fernandes
Arte e fotografia
Fotografia na arte
Autorretrato
title_short A pós-produção na fotografia como forma de arte
title_full A pós-produção na fotografia como forma de arte
title_fullStr A pós-produção na fotografia como forma de arte
title_full_unstemmed A pós-produção na fotografia como forma de arte
title_sort A pós-produção na fotografia como forma de arte
author Bombazaro, William Fernandes
author_facet Bombazaro, William Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bombazaro, William Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Honorato, Sérgio
contributor_str_mv Honorato, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e fotografia
Fotografia na arte
Autorretrato
topic Arte e fotografia
Fotografia na arte
Autorretrato
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente pesquisa, intitulada “A pós-produção na fotografia como forma de arte” destaca, como problematização, como perceber novos significados na fotografia através da pós-produção de imagens. Na tentativa de responder essa questão, foi utilizado como método de pesquisa, levantamento bibliográfico, que dialoga com o processo de produção artística, inserindo-se na linha de Processos e Poéticas, do curso de Artes Visuais – Bacharelado. Após a definição do tema, proponho uma breve apresentação da estrutura teórica e conceitual desta pesquisa. O primeiro passo se materializa pela introdução, que explica e aponta os principais objetos da pesquisa e a definição do método utilizado na realização da mesma. Utilizo autores como Gil (1987), Minayo (2004) e Zamboni (2006), para embasar minha introdução e metodologia. No segundo, apresento um levantamento histórico sobre o surgimento da fotografia e a fotografia como linguagem de arte, cito aqui dois artistas que me inspiram (Man Ray e Andy Warhol) e busco com Kossoy (1989), Dubois (2003), César e Piovam (2007) e Tavares (2009) um diálogo, onde estes discorrem sobre as concepções de arte, a linguagem fotográfica e a arte contemporânea. No terceiro passo, trago, embasado em meu referencial teórico, a pós-produção, onde faço um link com o autorretrato que visa expor o processo de criação e desenvolvimento das minhas fotografias. A proposta de produção artística baseia-se em utilizar da linguagem fotográfica na desconstrução do meu próprio eu, analisando o autorretrato como significado expressivo da arte. E, por último, as considerações finais desta pesquisa.
description Trabalho de Conclusão de Curso aprovado pela banca examinadora para obtenção de grau de Bacharel no Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-19T00:16:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-19T00:16:23Z
dc.date.created.fl_str_mv 2018-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/6166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/1/William%20Fernandes%20Bombazaro.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6166/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 00244b48bf2259ff66e7d3d52056e5a6
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763293302226944