Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karolyne de
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7193
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_4f37816448e286f67373a205a9761593
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/7193
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Oliveira, Karolyne deSantos, Ana Paula Silva dosUniversidade do Extremo Sul Catarinense2019-10-31T01:14:20Z2019-10-31T01:14:20Z2019-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/7193Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante para as empresas. Ele é quem define que caminho ela deve seguir para atingir seus objetivos. Nesse contexto a pesquisa realizada tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma empresa de pequeno porte no ramo alimentício localizada em Içara/SC. Para atingir o objetivo, o estudo foi classificado quanto aos procedimentos metodológicos como qualitativa, os objetivos são descritivos e foi realizado um estudo de caso. Para obtenção das informações foi utilizado a observação participante e realizado uma entrevista com o proprietário da empresa e aplicado questionários com os colaboradores do setor de produção e com os vendedores. Com os dados, foi possível diagnosticar a empresa, em que foi percebido que a mesma possui muitos pontos fortes, mas também muitos pontos fracos. A empresa precisa aumentar sua quantidade de clientes e reduzir custos desnecessários, porém para conseguir reduzir os custos ela precisa primeiramente investir em algumas ferramentas que irão ajudar nas vendas e posteriormente seus custos irão baixar. Muitos pontos foram citados pelos colaboradores que precisam de mudanças e muitas coisas boas que a empresa tem e pode trabalhar mais para conseguir aprimorar. A empresa dispõe de diferenciais que seus concorrentes não possuem, porém, ela apresenta muitos paradigmas a serem quebrados, como é o caso da divulgação dos seus produtos e da sua marca e captação de novos. A empresa necessita de um novo olhar para fatores do marketing, como a relação com o cliente em níveis de produto, preço, praça e promoção.Planejamento estratégicoPlano de açãoPlanejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKarolyne de Oliveira.pdfKarolyne de Oliveira.pdfapplication/pdf972871http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7193/1/Karolyne%20de%20Oliveira.pdf8e3cfcd29f724ae7de052e24ad08da76MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7193/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/71932019-10-30 22:14:23.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
title Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
spellingShingle Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
Oliveira, Karolyne de
Planejamento estratégico
Plano de ação
title_short Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
title_full Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
title_fullStr Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
title_full_unstemmed Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
title_sort Planejamento estratégico: um estudo de caso em uma empresa no ramo alimentício de Içara/SC
author Oliveira, Karolyne de
author_facet Oliveira, Karolyne de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Karolyne de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ana Paula Silva dos
contributor_str_mv Santos, Ana Paula Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Plano de ação
topic Planejamento estratégico
Plano de ação
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O planejamento estratégico é uma ferramenta muito importante para as empresas. Ele é quem define que caminho ela deve seguir para atingir seus objetivos. Nesse contexto a pesquisa realizada tem como objetivo desenvolver um planejamento estratégico para uma empresa de pequeno porte no ramo alimentício localizada em Içara/SC. Para atingir o objetivo, o estudo foi classificado quanto aos procedimentos metodológicos como qualitativa, os objetivos são descritivos e foi realizado um estudo de caso. Para obtenção das informações foi utilizado a observação participante e realizado uma entrevista com o proprietário da empresa e aplicado questionários com os colaboradores do setor de produção e com os vendedores. Com os dados, foi possível diagnosticar a empresa, em que foi percebido que a mesma possui muitos pontos fortes, mas também muitos pontos fracos. A empresa precisa aumentar sua quantidade de clientes e reduzir custos desnecessários, porém para conseguir reduzir os custos ela precisa primeiramente investir em algumas ferramentas que irão ajudar nas vendas e posteriormente seus custos irão baixar. Muitos pontos foram citados pelos colaboradores que precisam de mudanças e muitas coisas boas que a empresa tem e pode trabalhar mais para conseguir aprimorar. A empresa dispõe de diferenciais que seus concorrentes não possuem, porém, ela apresenta muitos paradigmas a serem quebrados, como é o caso da divulgação dos seus produtos e da sua marca e captação de novos. A empresa necessita de um novo olhar para fatores do marketing, como a relação com o cliente em níveis de produto, preço, praça e promoção.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-31T01:14:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-31T01:14:20Z
dc.date.created.fl_str_mv 2019-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/7193
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/7193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7193/1/Karolyne%20de%20Oliveira.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7193/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e3cfcd29f724ae7de052e24ad08da76
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763285694808064