Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Julia da Costa
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8926
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_587c5c96c36a5c7857372720a73ed4e5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/8926
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Goulart, Julia da CostaPereira, Leonel LuizUniversidade do Extremo Sul Catarinense2021-09-10T00:35:30Z2021-09-10T00:35:30Z2021-07http://repositorio.unesc.net/handle/1/8926Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Há muito tempo a tecnologia vem se mostrando essencial para a evolução da sociedade de modo geral. E, por assim ser, o presente artigo se desenvolve de modo a apresentar as facilidades e melhorias promovidas pela tecnologia, com foco nas empresas prestadoras de serviços contábeis, sobretudo, no atual cenário mundial, onde lida-se com a Covid-19. O objetivo geral do artigo consubstancia-se em identificar os efeitos em relação aos serviços prestados mediante aos investimentos em novas tecnologias antes e pós covid-19. Para tanto, os objetivos específicos subdividiram-se em i) entender a evolução da tecnologia na contabilidade; ii) verificar se os investimentos em tecnologia promovem diferenciais competitivos; e, iii) identificar as oportunidades promovidas pelos citados avanços na tecnologia à empresa objeto de estudo. Quanto aos procedimentos, classificam-se como pesquisa descritiva, qualitativa, usando como estratégia de pesquisa o método estudo de caso, tendo como instrumento para coleta de dados o questionário. Identificou-se que a utilização de novas tecnologias promoveu um diferencial competitivo a empresa. A pesquisa ainda mostrou que no pré e pós Covid-19, o uso da tecnologia auxiliou e possibilitou maior interação e satisfação dos clientes.Empresas de serviços contábeisContabilidade - Inovações tecnológicasPandemias - Inovações tecnológicasPercepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJulia da Costa Goulart.pdfJulia da Costa Goulart.pdfTCCapplication/pdf313029http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8926/1/Julia%20da%20Costa%20Goulart.pdfc34c7367ce5f9a1fc1ac6779c6a308b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8926/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/89262021-09-09 21:35:33.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
title Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
spellingShingle Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
Goulart, Julia da Costa
Empresas de serviços contábeis
Contabilidade - Inovações tecnológicas
Pandemias - Inovações tecnológicas
title_short Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
title_full Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
title_fullStr Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
title_full_unstemmed Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
title_sort Percepções de uma empresa prestadora de serviços contábeis sobre o uso das tecnologias: uma análise em tempos pandêmicos
author Goulart, Julia da Costa
author_facet Goulart, Julia da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Julia da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Leonel Luiz
contributor_str_mv Pereira, Leonel Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas de serviços contábeis
Contabilidade - Inovações tecnológicas
Pandemias - Inovações tecnológicas
topic Empresas de serviços contábeis
Contabilidade - Inovações tecnológicas
Pandemias - Inovações tecnológicas
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Há muito tempo a tecnologia vem se mostrando essencial para a evolução da sociedade de modo geral. E, por assim ser, o presente artigo se desenvolve de modo a apresentar as facilidades e melhorias promovidas pela tecnologia, com foco nas empresas prestadoras de serviços contábeis, sobretudo, no atual cenário mundial, onde lida-se com a Covid-19. O objetivo geral do artigo consubstancia-se em identificar os efeitos em relação aos serviços prestados mediante aos investimentos em novas tecnologias antes e pós covid-19. Para tanto, os objetivos específicos subdividiram-se em i) entender a evolução da tecnologia na contabilidade; ii) verificar se os investimentos em tecnologia promovem diferenciais competitivos; e, iii) identificar as oportunidades promovidas pelos citados avanços na tecnologia à empresa objeto de estudo. Quanto aos procedimentos, classificam-se como pesquisa descritiva, qualitativa, usando como estratégia de pesquisa o método estudo de caso, tendo como instrumento para coleta de dados o questionário. Identificou-se que a utilização de novas tecnologias promoveu um diferencial competitivo a empresa. A pesquisa ainda mostrou que no pré e pós Covid-19, o uso da tecnologia auxiliou e possibilitou maior interação e satisfação dos clientes.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T00:35:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-10T00:35:30Z
dc.date.created.fl_str_mv 2021-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/8926
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/8926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8926/1/Julia%20da%20Costa%20Goulart.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8926/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c34c7367ce5f9a1fc1ac6779c6a308b0
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763247305392128