Política de crédito e cobrança com base na técnica dos 5 C’S: estudo de caso em uma empresa agropecuária localizada no Sul de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/2122 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
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Souza, Janaina Oliveira deMiguel, Fabrício MachadoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2014-04-09T00:15:06Z2014-04-09T00:15:06Z2013-122014-04-08http://repositorio.unesc.net/handle/1/2122Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Diante do atual cenário econômico e financeiro que o mercado brasileiro vivencia, torna-se fundamental para uma organização utilizar métodos que forneçam à ela resultados concretos e que facilitam suas operações. Aumentar as vendas e correr o risco de não recebê-las, é um fator que atormenta muitas instituições. Uma técnica que auxilia as organizações nesse processo é a política de crédito, pois fornece às empresas critérios de análise de determinados pontos do cliente que muitas vezes num primeiro momento seja impossível avaliar, como: o caráter do tomador de crédito, a capacidade financeira e o capital que o mesmo possui, e as condições externas que envolvem todo processo de análise. Com isso, o objetivo geral desse estudo consiste em analisar a aplicabilidade da técnica dos 5 C’s em uma empresa agropecuária, e verificar como que esse modelo de política de crédito contribui para a concessão de crédito aos clientes, e consequentemente, favorece a organização, já que diminui o risco de perdas de contas a receber vencidas. Para contribuir com o estudo, foram utilizados fundamentos teóricos acerca dos temas abordados, a fim de facilitar o entendimento sobre os mesmos. Com os resultados encontrados no estudo, foi possível perceber as falhas que ocorrem dentro da organização, sendo essas refletidas no resultado da empresa. Além disso, foram identificadas deficiências em relação ao processo de política de crédito, com enfoque na técnica dos 5 C’s. Após localizadas as falhas, foi realizado uma proposta de política de crédito, e sugeridos à entidade novos métodos em relação as funções de cada funcionário, e como eles desempenhariam suas competências em relação aos 5 C’s, com o objetivo de diminuir os índices de dívidas vencidas, sendo muitas vezes, incobráveis.Contabilidade financeiraPolítica de créditoRisco de créditoCobrança de contasPolítica de crédito e cobrança com base na técnica dos 5 C’S: estudo de caso em uma empresa agropecuária localizada no Sul de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJanaina Oliveira de Souza.pdfJanaina Oliveira de Souza.pdfTCCapplication/pdf737111http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2122/1/Janaina%20Oliveira%20de%20Souza.pdf668ab74efdbbd52dcc999981a491d64eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8894http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2122/2/license.txt09af850207095721090e50e21d50d1efMD52TEXTJanaina Oliveira de Souza.pdf.txtJanaina Oliveira de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain132685http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2122/3/Janaina%20Oliveira%20de%20Souza.pdf.txtc9788d60a846920f91a7484b1ac1278eMD53THUMBNAILJanaina Oliveira de Souza.pdf.jpgJanaina Oliveira de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1287http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2122/4/Janaina%20Oliveira%20de%20Souza.pdf.jpgd58502b4c513bde85b06cd545114dcfeMD541/21222015-08-24 23:15:07.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ório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
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Diante do atual cenário econômico e financeiro que o mercado brasileiro vivencia, torna-se fundamental para uma organização utilizar métodos que forneçam à ela resultados concretos e que facilitam suas operações. Aumentar as vendas e correr o risco de não recebê-las, é um fator que atormenta muitas instituições. Uma técnica que auxilia as organizações nesse processo é a política de crédito, pois fornece às empresas critérios de análise de determinados pontos do cliente que muitas vezes num primeiro momento seja impossível avaliar, como: o caráter do tomador de crédito, a capacidade financeira e o capital que o mesmo possui, e as condições externas que envolvem todo processo de análise. Com isso, o objetivo geral desse estudo consiste em analisar a aplicabilidade da técnica dos 5 C’s em uma empresa agropecuária, e verificar como que esse modelo de política de crédito contribui para a concessão de crédito aos clientes, e consequentemente, favorece a organização, já que diminui o risco de perdas de contas a receber vencidas. Para contribuir com o estudo, foram utilizados fundamentos teóricos acerca dos temas abordados, a fim de facilitar o entendimento sobre os mesmos. Com os resultados encontrados no estudo, foi possível perceber as falhas que ocorrem dentro da organização, sendo essas refletidas no resultado da empresa. Além disso, foram identificadas deficiências em relação ao processo de política de crédito, com enfoque na técnica dos 5 C’s. Após localizadas as falhas, foi realizado uma proposta de política de crédito, e sugeridos à entidade novos métodos em relação as funções de cada funcionário, e como eles desempenhariam suas competências em relação aos 5 C’s, com o objetivo de diminuir os índices de dívidas vencidas, sendo muitas vezes, incobráveis. |
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