O artista como público de sua própria obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Mauricio
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7664
Resumo: Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Educação Estética: arte e as perspectivas contemporâneas.
id UNESC-1_76e8cf12b7b0495279d13a9437d6dc51
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/7664
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Bittencourt, MauricioHonorato, Aurélia Regina de SouzaUniversidade do Extremo Sul Catarinense2020-07-07T17:22:20Z2020-07-07T17:22:20Z2020http://repositorio.unesc.net/handle/1/7664Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Educação Estética: arte e as perspectivas contemporâneas.Essa pesquisa busca refletir sobre questões do processo artístico a partir do olhar do próprio artista, e através desse olhar compreender como os processos artísticos podem ser experiências transformadoras para o próprio artista. Procura, também, refletir sobre a importancia dos escritos de artistas tanto como registros quanto reflexão da própria experiência, trazendo as questões: Como a ação artística performática modifica o modo de ser, sentir e fazer do artista? Como isso modifica à sua maneira de perceber as regras sociais e o seu comportamento diante delas? Quanto aos seus objetivos, a pesquisa se configura como uma pesquisa exploratória utilizando o método da cartografia. No primeiro momento, o trabalho traz uma reflexão acerca do corpo, sua presença na performance artística e questões que permeiam regras sociais de sua utilização. A partir disso, num segundo momento, apresenta-se um panorama de artistas e suas experiências com o corpo, tendo como mote a vulnerabilidade destes corpos, trazendo para a cena: Flávio de Carvalho, Marina Abramovic e Yoko Ono. E por fim, a análise de duas experiências artísticas realizadas nas cidades de Criciúma/SC, Joinville/SC e Itajai/SC por meio dos escritos da artista e egressa do curso de Artes Visuais da UNESC, Mahira Silveira, e de minha colega de coletivo de arte Vanessa Levati Biff.Arte contemporâneaEscritos de artistaExperiência artísticaCorpo como suporte na arteO artista como público de sua própria obrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMauricio Bittencourt.pdfMauricio Bittencourt.pdfMonografiaapplication/pdf1038509http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7664/1/Mauricio%20Bittencourt.pdf01d1db1d7c0db4acc8423aa95df71bc3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7664/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/76642020-07-07 14:22:23.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O artista como público de sua própria obra
title O artista como público de sua própria obra
spellingShingle O artista como público de sua própria obra
Bittencourt, Mauricio
Arte contemporânea
Escritos de artista
Experiência artística
Corpo como suporte na arte
title_short O artista como público de sua própria obra
title_full O artista como público de sua própria obra
title_fullStr O artista como público de sua própria obra
title_full_unstemmed O artista como público de sua própria obra
title_sort O artista como público de sua própria obra
author Bittencourt, Mauricio
author_facet Bittencourt, Mauricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Mauricio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Honorato, Aurélia Regina de Souza
contributor_str_mv Honorato, Aurélia Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Escritos de artista
Experiência artística
Corpo como suporte na arte
topic Arte contemporânea
Escritos de artista
Experiência artística
Corpo como suporte na arte
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Educação Estética: arte e as perspectivas contemporâneas.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Essa pesquisa busca refletir sobre questões do processo artístico a partir do olhar do próprio artista, e através desse olhar compreender como os processos artísticos podem ser experiências transformadoras para o próprio artista. Procura, também, refletir sobre a importancia dos escritos de artistas tanto como registros quanto reflexão da própria experiência, trazendo as questões: Como a ação artística performática modifica o modo de ser, sentir e fazer do artista? Como isso modifica à sua maneira de perceber as regras sociais e o seu comportamento diante delas? Quanto aos seus objetivos, a pesquisa se configura como uma pesquisa exploratória utilizando o método da cartografia. No primeiro momento, o trabalho traz uma reflexão acerca do corpo, sua presença na performance artística e questões que permeiam regras sociais de sua utilização. A partir disso, num segundo momento, apresenta-se um panorama de artistas e suas experiências com o corpo, tendo como mote a vulnerabilidade destes corpos, trazendo para a cena: Flávio de Carvalho, Marina Abramovic e Yoko Ono. E por fim, a análise de duas experiências artísticas realizadas nas cidades de Criciúma/SC, Joinville/SC e Itajai/SC por meio dos escritos da artista e egressa do curso de Artes Visuais da UNESC, Mahira Silveira, e de minha colega de coletivo de arte Vanessa Levati Biff.
description Monografia apresentada ao Setor de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Especialista em Educação Estética: arte e as perspectivas contemporâneas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-07T17:22:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-07T17:22:20Z
dc.date.created.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/7664
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/7664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7664/1/Mauricio%20Bittencourt.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7664/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d1db1d7c0db4acc8423aa95df71bc3
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763298340634624