O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeronimo, Camila Quesinski
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/7883
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do Grau de Licenciada no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_77414cfcdf0811a66afd19cbfb81d48e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/7883
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Jeronimo, Camila QuesinskiCosta, Marli de OliveiraUniversidade do Extremo Sul Catarinense2021-03-24T19:26:47Z2021-03-24T19:26:47Z2018-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/7883Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do Grau de Licenciada no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Esse estudo aborda os discursos contidos no livro “O menino santo”, de Vâner Luiz Batista de Carvalho, buscando compreender o processo de santificação popular de Clemenceau da Cunha Henriques, um menino que morreu de forma trágica aos quatro anos de idade no rio Araranguá. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, isso é análise do livro. Além do livro foi utilizada também uma entrevista realizada com o autor. Os principais conceitos usados para este estudo foram: religiosidade popular e a ordem dos livros. Além desses conceitos foi necessário trazer outros trabalhos sobre crianças santificadas. Os autores foram: Eliane Cordeiro Sanchez Martin e Maristela Oliveira de Andrade (2010), Ricardo Luiz de Souza (2013), Carlos Rodrigues Brandão (1989), Maria das Dores Campos Machado (1996) e Victor Hellers, Henry Notaker e Jostein Gaarder (2001), Maria Stephanou e Marli de Oliveira Costa (ano), Maria Aparecida Junqueira Veiga Gaeta (1999) e Vera Irene Jurkevics. (2004). Foi possível observar na construção da narrativa do livro uma “ordem” e argumentos que buscam legitimar a santidade de Clemenceau, firmada em sua inocência infantil, nos relatos de milagres e na tradição de homenagens em seu túmulo por parte da população.Religiosidade popularO Menino Santo – Crítica e interpretaçãoSantidade - CriançasO Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCamila Quesinski Jeronimo.pdfCamila Quesinski Jeronimo.pdfTCCapplication/pdf955263http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7883/1/Camila%20Quesinski%20Jeronimo.pdf08e287057d9f9cfe909552d095bb572fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7883/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/78832021-03-24 16:26:50.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
title O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
spellingShingle O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
Jeronimo, Camila Quesinski
Religiosidade popular
O Menino Santo – Crítica e interpretação
Santidade - Crianças
title_short O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
title_full O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
title_fullStr O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
title_full_unstemmed O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
title_sort O Menino Santo de Araranguá: religiosidade popular e infância, análise do livro “O menino santo”
author Jeronimo, Camila Quesinski
author_facet Jeronimo, Camila Quesinski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jeronimo, Camila Quesinski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Marli de Oliveira
contributor_str_mv Costa, Marli de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Religiosidade popular
O Menino Santo – Crítica e interpretação
Santidade - Crianças
topic Religiosidade popular
O Menino Santo – Crítica e interpretação
Santidade - Crianças
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do Grau de Licenciada no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esse estudo aborda os discursos contidos no livro “O menino santo”, de Vâner Luiz Batista de Carvalho, buscando compreender o processo de santificação popular de Clemenceau da Cunha Henriques, um menino que morreu de forma trágica aos quatro anos de idade no rio Araranguá. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, isso é análise do livro. Além do livro foi utilizada também uma entrevista realizada com o autor. Os principais conceitos usados para este estudo foram: religiosidade popular e a ordem dos livros. Além desses conceitos foi necessário trazer outros trabalhos sobre crianças santificadas. Os autores foram: Eliane Cordeiro Sanchez Martin e Maristela Oliveira de Andrade (2010), Ricardo Luiz de Souza (2013), Carlos Rodrigues Brandão (1989), Maria das Dores Campos Machado (1996) e Victor Hellers, Henry Notaker e Jostein Gaarder (2001), Maria Stephanou e Marli de Oliveira Costa (ano), Maria Aparecida Junqueira Veiga Gaeta (1999) e Vera Irene Jurkevics. (2004). Foi possível observar na construção da narrativa do livro uma “ordem” e argumentos que buscam legitimar a santidade de Clemenceau, firmada em sua inocência infantil, nos relatos de milagres e na tradição de homenagens em seu túmulo por parte da população.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para a obtenção do Grau de Licenciada no Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2018
dc.date.created.fl_str_mv 2018-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-24T19:26:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-24T19:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/7883
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/7883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7883/1/Camila%20Quesinski%20Jeronimo.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/7883/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08e287057d9f9cfe909552d095bb572f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763298239971328