Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Beatriz Preuss
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4138
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental, no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_7b02a57747f0e1218b729181e4db1a84
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/4138
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository_id_str
spelling Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base ÁguaEfluentes industriaisTratamento físico-químicoCoagulação da águaFloculação da águaClarificação da águaTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental, no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Este estudo de caso teve como principal finalidade avaliar e otimizar o sistema de tratamento de efluentes de uma indústria de tintas base água. O tratamento físico-químico de clarificação seguido de filtração por carvão ativado apresentava problemas operacionais, acarretando no acúmulo de efluente bruto a ser tratado. Para atingir o objetivo proposto, foram realizados ensaios laboratoriais em Jar Test e ensaios de sedimentação, onde se determinaram as dosagens ideais de Ca(OH)2, Policloreto de Alumínio e Polímero Catiônico. Como forma de avaliar o processo, utilizaram-se como indicadores de desempenho a clarificação do efluente, a velocidade de sedimentação dos flocos e o volume de lodo formado. As dosagens ideais dos reagentes obtidas em laboratório foram de 1,6 g.L-1 de Ca(OH)2 para elevação do pH à 11, 360 a 450 mg.L-1 de Policloreto de Alumínio para proporcionar a coagulação; e 0,3 mg.L-1 de Polímero Catiônico para formação de flocos com características adequadas à sedimentação. Estes valores foram ampliados e aplicados na escala real para 1,6 m³ de efluente bruto. Após a otimização do sistema, alcançou-se maior velocidade de tratamento e filtração, permitindo eliminar o acúmulo de efluente bruto no reservatório. A análise das características físico-químicas do efluente bruto e tratado mostrou que o padrão de DBO estabelecido legalmente não é atingido com o tratamento realizado, podendo ser necessário o tratamento biológico ou outra forma de tratamento para atendimento dos parâmetros legais. No entanto, como solução alternativa propôs-se o reúso do efluente tratado, gerando economia e evitando custos com a implantação de tratamento secundário. Sugeriu-se a adoção de maior tempo de decantação do efluente tratado no tanque de mistura, a troca do aerador por borbulhamento por um misturador mecânico e o redimensionamento do filtro prensa.Alexandre, Nadja ZimCustódio, Beatriz Preuss2016-09-21T23:50:34Z2016-09-21T23:50:34Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.unesc.net/handle/1/4138Universidade do Extremo Sul Catarinenseporreponame:Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-21T23:50:34Zoai:repositorio.unesc.net:1/4138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2016-09-21T23:50:34Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
title Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
spellingShingle Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
Custódio, Beatriz Preuss
Efluentes industriais
Tratamento físico-químico
Coagulação da água
Floculação da água
Clarificação da água
title_short Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
title_full Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
title_fullStr Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
title_full_unstemmed Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
title_sort Otimização do sistema de efluentes: estudo de caso: Indústria de Tintas Base Água
author Custódio, Beatriz Preuss
author_facet Custódio, Beatriz Preuss
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alexandre, Nadja Zim
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Beatriz Preuss
dc.subject.por.fl_str_mv Efluentes industriais
Tratamento físico-químico
Coagulação da água
Floculação da água
Clarificação da água
topic Efluentes industriais
Tratamento físico-químico
Coagulação da água
Floculação da água
Clarificação da água
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Engenheira Ambiental, no curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2016-09-21T23:50:34Z
2016-09-21T23:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/4138
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/4138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
collection Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unesc.net.
_version_ 1825243441649418240