Influência do rejeito de carvão mineral aplicado na pavimentação asfáltica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/5915 |
Resumo: | Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil. |
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Influência do rejeito de carvão mineral aplicado na pavimentação asfálticaRejeito de carvão mineralMisturas asfálticas - Resistência à traçãoPavimentação asfálticaÍndice Suporte Califórnia (CBR)Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.O carvão mineral da região sul do Brasil, possui baixo poder calorífico e muitos minerais acessórios, gerando grande quantidade de rejeito. Este subproduto é depositado e sem aplicabilidade. No passado, seu descarte inapropriado trouxe impactos negativos a região sul do Estado de Santa Catarina. O reaproveitamento deste material é de extrema importância social, ambiental e econômica. O objetivo da pesquisa foi estudar a influência do rejeito de carvão mineral aplicado na massa asfáltica, e avaliar a possibilidade de incorporar as demais camadas do pavimento. O rejeito de carvão mineral estudado é da formação Barro Branco localizado na região do município de Forquilhinha-SC, e proveniente do beneficiamento do carvão e processado em jigue. Para o revestimento asfáltico foram dosadas misturas de acordo com a metodologia Marshall (DNER-ME 043/95) para determinar o teor ótimo de ligante. Estabelecido o teor ótimo de ligante, foram moldados corpos de prova e ensaiados para obtenção da resistência à tração por compressão diametral. Para o estudo do rejeito de carvão granular, foi determinado a umidade ótima a partir do ensaio de compactação e moldado um corpo de prova para obtenção do valor de resistência à penetração. Os resultados destes ensaios mostraram que 2% de rejeito de carvão na massa asfáltica acresceu em aproximadamente 14% a resistência em comparação com a mistura de referência. A partir dos resultados apresentados nos ensaios, o uso do rejeito de carvão mineral na pavimentação asfáltica pode ser um recurso para reduzir os impactos ambientais e dar utilidade ao mesmo.De Noni Junior, AgenorMoreno, Kelyn Rodrigues2018-05-18T22:07:54Z2018-05-18T22:07:54Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.unesc.net/handle/1/5915Universidade do Extremo Sul Catarinenseporreponame:Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-18T22:07:58Zoai:repositorio.unesc.net:1/5915Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2018-05-18T22:07:58Repositório Institucional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
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