Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pont, Vinicius Piucco
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4919
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_b754a0f54768f142db3117ed7e2b6b2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/4919
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Dal Pont, Vinicius PiuccoPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2017-02-17T23:13:16Z2017-02-17T23:13:16Z2016-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/4919Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.A comunicação empresarial interna é uma ferramenta muito importante, pois com ela é possível agilizar as tomadas de decisões das empresas, e também mantém um bom nível de relação entre os gestores e os colaboradores da organização, assim criando um ambiente de trabalho saudável, mantendo as equipes unidas e focadas nos objetivos propostos pelas empresas. Este estudo teve como principal objetivo mostrar as estratégias e canais de comunicação interna nas empresas. Trata-se de um assunto que pode não ser considerado importante por alguns gestores das empresas, porém com a presente pesquisa foi possível levantar aspectos que mostram os motivos que justificam a importância da comunicação interna nas empresas.Com relação à metodologia utilizada, o trabalho caracterizou como uma pesquisa descritiva quanto aos fins de investigação e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada por 157 empresas de comércio e confecção do vestuário localizadas em Criciúma, Santa Catarina. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados através de questionário via Google Docs, enviado por e-mail às empresas participantes. A análise dos dados permitiu entender por que motivo a comunicação interna é tão importante para as empresas de comércio de confecção do vestuário e qual a sua influência no clima organizacional e nos objetivos das organizações.Comunicação empresarialComunicação internaFeedbackEstratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdf.txtVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdf.txtExtracted texttext/plain112186http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/3/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf.txt10311cf946573f7fab721dad0aea8501MD53THUMBNAILVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdf.jpgVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/4/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf.jpg53126b18e844e4e23957ac6780f4d0e7MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdfVINICIUS PIUCCO DAL PONT.pdfTCCapplication/pdf988796http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/1/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf5eb3773276409257a3e9d5053f1b9028MD511/49192017-02-17 21:13:16.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
title Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
spellingShingle Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
Dal Pont, Vinicius Piucco
Comunicação empresarial
Comunicação interna
Feedback
title_short Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
title_full Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
title_fullStr Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
title_full_unstemmed Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
title_sort Estratégias e canais de comunicação interna nas empresas do ramo de confecção do vestuário de Criciúma - SC
author Dal Pont, Vinicius Piucco
author_facet Dal Pont, Vinicius Piucco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Pont, Vinicius Piucco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
contributor_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação empresarial
Comunicação interna
Feedback
topic Comunicação empresarial
Comunicação interna
Feedback
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A comunicação empresarial interna é uma ferramenta muito importante, pois com ela é possível agilizar as tomadas de decisões das empresas, e também mantém um bom nível de relação entre os gestores e os colaboradores da organização, assim criando um ambiente de trabalho saudável, mantendo as equipes unidas e focadas nos objetivos propostos pelas empresas. Este estudo teve como principal objetivo mostrar as estratégias e canais de comunicação interna nas empresas. Trata-se de um assunto que pode não ser considerado importante por alguns gestores das empresas, porém com a presente pesquisa foi possível levantar aspectos que mostram os motivos que justificam a importância da comunicação interna nas empresas.Com relação à metodologia utilizada, o trabalho caracterizou como uma pesquisa descritiva quanto aos fins de investigação e de campo, quanto aos meios de investigação. A população alvo foi delimitada por 157 empresas de comércio e confecção do vestuário localizadas em Criciúma, Santa Catarina. O estudo caracterizou-se por coleta de dados primários e técnica de coleta de dados através de questionário via Google Docs, enviado por e-mail às empresas participantes. A análise dos dados permitiu entender por que motivo a comunicação interna é tão importante para as empresas de comércio de confecção do vestuário e qual a sua influência no clima organizacional e nos objetivos das organizações.
description Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2016
dc.date.created.fl_str_mv 2016-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-17T23:13:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-17T23:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/4919
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/4919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/3/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/4/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf.jpg
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/4919/1/VINICIUS%20PIUCCO%20DAL%20PONT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10311cf946573f7fab721dad0aea8501
53126b18e844e4e23957ac6780f4d0e7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5eb3773276409257a3e9d5053f1b9028
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763316995850240