O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Viviane de Aguiar
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8695
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
id UNESC-1_c23e86f142a8951546944519d6a68186
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/8695
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Casagrande, Viviane de AguiarBrunel, Felipe KanarekUniversidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC2021-06-18T13:11:50Z2021-06-18T13:11:50Z2019-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/8695Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.Vive-se em uma sociedade que tem como característica o consumo desenfreado de moda, visando adquirir peças de preço baixo e baixa qualidade que possam ser descartadas em menor espaço de tempo, como forma de atender o sentimento de satisfação e felicidade. Em contraponto a este movimento fast fashion, surge o movimento slow fashion, mais preocupado com as questões de sustentabilidade. Este trabalho tem como objetivo analisar o slow fashion praticado por marcas de moda no contexto do consumo na moda na pós-modernidade. O problema que se busca resolver é: como o slow fashion se caracteriza enquanto consumo de moda na pós-modernidade? Para tanto esta é uma pesquisa básica, qualitativa e exploratória sobre os movimentos fast fashion e slow fashion, a identidade e o consumo na pós- modernidade. A coleta de dados é bibliográfica e documental. O estudo também analisa duas marcas de moda slow de Santa Catarina: Nathalia Agra e Ro Fumagalli. A análise foi feita a partir de um questionário com questões abertas aplicado com as marcas, bem como dados documentais, nos quais foram analisadas as coleções de ambas as marcas, suas campanhas e também seu material publicitário. A pós-modernidade é entendida como modernidade líquida, marcada pela fluidez e variabilidade, tendo como características a emancipação de homens e mulheres, a individualidade, o tempo e o espaço, o trabalho e a comunidade. O consumo de mercadorias relaciona a felicidade com a busca do prazer no ato de comprar compulsivo, assim como reflete a busca do reconhecimento pela sociedade. O fast fashion tem o propósito de satisfazer o público em geral e se caracteriza pela produção em grande escala, consumo e descarte rápidos, preços acessíveis para produtos de baixa qualidade que duram pouco e levam a compras frequentes. Nessa vida organizada em torno do consumo, tanto o ato de consumir quanto a moda e as relações são efêmeras, características da modernidade líquida. O movimento slow fashion traz uma nova forma de produzir a moda, com ênfase na sustentabilidade, preservando os recursos naturais, incentivando o trabalho manual, valorizando modelos personalizados, peças duráveis produzidas com qualidade em pequenas quantidades. Há uma discussão maior sobre o consumo por impulso e uma estimulação do consumo de peças chaves, dando origem a um novo consumidor, mais preocupado com as questões ecológicas, mais preocupado com o ser do que com o ter. Os resultados da pesquisa e das análises das marcas Nathalia Agra e Ro Fumagalli que se enquadram no slow fashion mostram que há toda uma preocupação com a questão ambiental, operando em escalas menores, respeitando a saúde das pessoas envolvidas na produção, uma mão de obra humanizada, processos artesanais, matéria prima de qualidade, descartes corretos e embalagens ecologicamente corretas, visando preservar o planeta. Na moda, as peças são feitas para durar, para serem guardadas e não descartadas, reduzindo o consumo. Vislumbra-se o slow fashion como uma tendência que veio para ficar e transformar a identidade dos consumidores.Slow fashionConsumo de modaPós-modernidadeO slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALViviane de Aguiar Casagrande.pdfViviane de Aguiar Casagrande.pdfTCCapplication/pdf7060644http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8695/1/Viviane%20de%20Aguiar%20Casagrande.pdf833e5c357054bd9c23b0ac2526a269eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8695/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD521/86952021-06-21 13:48:23.921Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
title O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
spellingShingle O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
Casagrande, Viviane de Aguiar
Slow fashion
Consumo de moda
Pós-modernidade
title_short O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
title_full O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
title_fullStr O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
title_full_unstemmed O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
title_sort O slow fashion como contraponto na liquidez: consumo de moda na sociedade contemporânea
author Casagrande, Viviane de Aguiar
author_facet Casagrande, Viviane de Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Viviane de Aguiar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunel, Felipe Kanarek
contributor_str_mv Brunel, Felipe Kanarek
dc.subject.por.fl_str_mv Slow fashion
Consumo de moda
Pós-modernidade
topic Slow fashion
Consumo de moda
Pós-modernidade
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Vive-se em uma sociedade que tem como característica o consumo desenfreado de moda, visando adquirir peças de preço baixo e baixa qualidade que possam ser descartadas em menor espaço de tempo, como forma de atender o sentimento de satisfação e felicidade. Em contraponto a este movimento fast fashion, surge o movimento slow fashion, mais preocupado com as questões de sustentabilidade. Este trabalho tem como objetivo analisar o slow fashion praticado por marcas de moda no contexto do consumo na moda na pós-modernidade. O problema que se busca resolver é: como o slow fashion se caracteriza enquanto consumo de moda na pós-modernidade? Para tanto esta é uma pesquisa básica, qualitativa e exploratória sobre os movimentos fast fashion e slow fashion, a identidade e o consumo na pós- modernidade. A coleta de dados é bibliográfica e documental. O estudo também analisa duas marcas de moda slow de Santa Catarina: Nathalia Agra e Ro Fumagalli. A análise foi feita a partir de um questionário com questões abertas aplicado com as marcas, bem como dados documentais, nos quais foram analisadas as coleções de ambas as marcas, suas campanhas e também seu material publicitário. A pós-modernidade é entendida como modernidade líquida, marcada pela fluidez e variabilidade, tendo como características a emancipação de homens e mulheres, a individualidade, o tempo e o espaço, o trabalho e a comunidade. O consumo de mercadorias relaciona a felicidade com a busca do prazer no ato de comprar compulsivo, assim como reflete a busca do reconhecimento pela sociedade. O fast fashion tem o propósito de satisfazer o público em geral e se caracteriza pela produção em grande escala, consumo e descarte rápidos, preços acessíveis para produtos de baixa qualidade que duram pouco e levam a compras frequentes. Nessa vida organizada em torno do consumo, tanto o ato de consumir quanto a moda e as relações são efêmeras, características da modernidade líquida. O movimento slow fashion traz uma nova forma de produzir a moda, com ênfase na sustentabilidade, preservando os recursos naturais, incentivando o trabalho manual, valorizando modelos personalizados, peças duráveis produzidas com qualidade em pequenas quantidades. Há uma discussão maior sobre o consumo por impulso e uma estimulação do consumo de peças chaves, dando origem a um novo consumidor, mais preocupado com as questões ecológicas, mais preocupado com o ser do que com o ter. Os resultados da pesquisa e das análises das marcas Nathalia Agra e Ro Fumagalli que se enquadram no slow fashion mostram que há toda uma preocupação com a questão ambiental, operando em escalas menores, respeitando a saúde das pessoas envolvidas na produção, uma mão de obra humanizada, processos artesanais, matéria prima de qualidade, descartes corretos e embalagens ecologicamente corretas, visando preservar o planeta. Na moda, as peças são feitas para durar, para serem guardadas e não descartadas, reduzindo o consumo. Vislumbra-se o slow fashion como uma tendência que veio para ficar e transformar a identidade dos consumidores.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
publishDate 2019
dc.date.created.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-18T13:11:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-18T13:11:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/8695
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/8695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8695/1/Viviane%20de%20Aguiar%20Casagrande.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/8695/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 833e5c357054bd9c23b0ac2526a269ee
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763302287474688