O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
id |
UNESC-1_d5d05a3c11a25649e0de21cbf602e4dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/3685 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
repository_id_str |
|
spelling |
Serafim, SelmaNeumaier, AngélicaUniversidade do Extremo Sul Catarinense2016-04-25T18:21:26Z2016-04-25T18:21:26Z2015-06http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.O presente trabalho intitulado O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca tem como objetivo geral investigar os processos utilizados pelos artistas do desenho na arte contemporânea e a apropriação desses processos para construir um objeto de arte. Realizo uma pesquisa sobre os processos do desenho por meio das obras dos artistas: Susan Collins, Richard Long e Trisha Brow, Sandra Cinto e Letícia Cardoso. Aproprio-me dos processos utilizados pela artista Letícia Cardoso com a intenção de propor ao público a possibilidade de conhecer os processos já utilizados por outros artistas para constituir uma nova direção para uma produção artística. Estudo as mudanças de paradigma da trajetória do desenho na arte, observando que o desenho contemporâneo proporciona aos artistas o desapego de regras no ato de construção de suas obras, podendo se apropriar de qualquer tipo de material e suporte. Classifico esta pesquisa de natureza básica, pois se insere na linha de Processos e Poéticas – Linguagens que aborda as linguagens artísticas no ato da criação, do fazer e da expressão. A pesquisa é considerada qualitativa, pois não importa a quantidade numérica, e sim a qualidade de aprofundamento e entendimento das questões abordadas. É considerada exploratória porque é uma pesquisa bibliográfica que proporciona maiores definições sobre determinado assunto, com objetivo de explorar as ideias ou as descobertas de um assunto a ser compreendido. Farei um levantamento bibliográfico como base de estudo para conhecer questões acerca dos processos e propor novos conhecimentos a partir das investigações dos assuntos. A pesquisa foi de suma importância para rever meus conceitos acerca do desenho na arte.DesenhoArtistas contemporâneosArte contemporâneaO desenho na arte contemporânea – o desenho como marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSelma Serafim.pdfSelma Serafim.pdfTCCapplication/pdf2593333http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/1/Selma%20Serafim.pdf8daff87f50569a5bdf5c79f5413a2289MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTSelma Serafim.pdf.txtSelma Serafim.pdf.txtExtracted texttext/plain68162http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/3/Selma%20Serafim.pdf.txt7ec04b09bb6add8f45da51288394d0ccMD53THUMBNAILSelma Serafim.pdf.jpgSelma Serafim.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/4/Selma%20Serafim.pdf.jpgc41378eeef10d26ca2899c0c4f50db1cMD541/36852016-04-26 03:30:25.297oai:repositorio.unesc.net: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesc.net/oai/requestrepositorio@unesc.net.opendoar:2024-07-23T15:45:02.178760Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
title |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
spellingShingle |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca Serafim, Selma Desenho Artistas contemporâneos Arte contemporânea |
title_short |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
title_full |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
title_fullStr |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
title_full_unstemmed |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
title_sort |
O desenho na arte contemporânea – o desenho como marca |
author |
Serafim, Selma |
author_facet |
Serafim, Selma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Selma |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neumaier, Angélica |
contributor_str_mv |
Neumaier, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Artistas contemporâneos Arte contemporânea |
topic |
Desenho Artistas contemporâneos Arte contemporânea |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. |
publishDate |
2015 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2015-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T18:21:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-25T18:21:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/3685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/1/Selma%20Serafim.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/3/Selma%20Serafim.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/3685/4/Selma%20Serafim.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8daff87f50569a5bdf5c79f5413a2289 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7ec04b09bb6add8f45da51288394d0cc c41378eeef10d26ca2899c0c4f50db1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unesc.net. |
_version_ |
1805673305735168000 |