ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030 |
Resumo: | O presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. |
id |
UNESC-24_0822865cfd8eae96df4f84ac82ecc164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6030 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHEO presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/603010.18616/ce.v9i3.6030Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 4-12Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 4-12Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 4-122317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030/5511Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEyng, Celio Roberto2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6030Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.635170Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
spellingShingle |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE Eyng, Celio Roberto |
title_short |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_full |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_fullStr |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_full_unstemmed |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
title_sort |
ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE |
author |
Eyng, Celio Roberto |
author_facet |
Eyng, Celio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eyng, Celio Roberto |
description |
O presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030 10.18616/ce.v9i3.6030 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030/5511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 4-12 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 4-12 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 4-12 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938393886720 |