ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eyng, Celio Roberto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030
Resumo: O presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. 
id UNESC-24_0822865cfd8eae96df4f84ac82ecc164
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6030
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHEO presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/603010.18616/ce.v9i3.6030Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 4-12Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 4-12Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 4-122317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030/5511Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessEyng, Celio Roberto2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6030Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:13.635170Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
spellingShingle ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
Eyng, Celio Roberto
title_short ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_full ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_fullStr ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_full_unstemmed ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
title_sort ARTE, ESCOLA E ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE NIETZSCHE
author Eyng, Celio Roberto
author_facet Eyng, Celio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eyng, Celio Roberto
description O presente artigo discute a relação entre arte, escola e ensino com o objetivo de produzir reflexões a partir do pensamento de Nietzsche. Para isso, produziu-se uma revisão bibliográfica de sua obra, a qual envolveu a análise textual tanto dos escritos que tratam especificamente da arte, quanto de temáticas afins, como a linguagem, a consciência e o jogo da criação. Após o estudo dos excertos selecionados, iniciou-se o estabelecimento de correlações entre o repertório conceitual nietzschiano e suas implicações para se pensar a constituição do arte-educador, a finalidade da arte na educação e no ensino escolar e as especificidades do ensino da arte na escola. A perspectiva trágica, defendida por Nietzsche, possibilitou repensar as relações entre arte, escola e ensino e entre arte, ciência e linguagem, reafirmando a arte como o grande estimulante da vida escolar. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030
10.18616/ce.v9i3.6030
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6030/5511
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 4-12
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 4-12
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 4-12
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938393886720