HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617 |
Resumo: | Dispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio. |
id |
UNESC-24_15e5164199535f1b73adfab8090a91ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6617 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZERDispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio. UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/661710.18616/ce.v10i2.6617Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 121-135Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 121-135Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 121-1352317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617/6114Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Rodrigues, GilsonSo, Marcos Roberto2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6617Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.677267Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
title |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
spellingShingle |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER Santos Rodrigues, Gilson |
title_short |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
title_full |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
title_fullStr |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
title_full_unstemmed |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
title_sort |
HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER |
author |
Santos Rodrigues, Gilson |
author_facet |
Santos Rodrigues, Gilson So, Marcos Roberto |
author_role |
author |
author2 |
So, Marcos Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Rodrigues, Gilson So, Marcos Roberto |
description |
Dispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617 10.18616/ce.v10i2.6617 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v10i2.6617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617/6114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 121-135 Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 121-135 Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 121-135 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938631913472 |