HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Rodrigues, Gilson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: So, Marcos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617
Resumo: Dispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio.
id UNESC-24_15e5164199535f1b73adfab8090a91ee
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6617
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZERDispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio. UNESC2022-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/661710.18616/ce.v10i2.6617Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 121-135Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 121-135Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 121-1352317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617/6114Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Rodrigues, GilsonSo, Marcos Roberto2022-03-25T16:22:25Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6617Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.677267Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
title HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
spellingShingle HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
Santos Rodrigues, Gilson
title_short HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
title_full HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
title_fullStr HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
title_full_unstemmed HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
title_sort HÁ ESPAÇO PARA PARRESÍA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? ENSAIO SOBRE OS MODOS DE VERIDICÇÃO NAS PRÁTICAS DE OUVIR/FALAR/FAZER
author Santos Rodrigues, Gilson
author_facet Santos Rodrigues, Gilson
So, Marcos Roberto
author_role author
author2 So, Marcos Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Rodrigues, Gilson
So, Marcos Roberto
description Dispondo do aporte foucaultiano, este ensaio analisa nas práticas de ouvir/falar/fazer no espaço-tempo das aulas de Educação Física, as possibilidades para um dizer-a-verdade que possa se assemelhar às nuances da parresía apresenta em “A coragem da verdade: o Governo de Si e dos Outros II”. No percurso metodológico, lemos os planos de aula de dois docentes, caracterizamos as práticas e confrontamos a obra de Foucault para alicerçar as interpretações. Assim, as rodas de conversas e os exercícios corporais são um dizer-a-verdade atrelada à teknê, embora haja chances para a parresía política. O lúdico emerge como potência para a parresía socrática, porém, a coragem da verdade não reduz o controle panóptico escolar. Por fim, é na potência heterotópica de uma Educação Física que vá além do “saber-fazer” que aventamos este ensaio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617
10.18616/ce.v10i2.6617
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617
identifier_str_mv 10.18616/ce.v10i2.6617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617/6114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 2 (2021): Criar Educação; 121-135
Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 2 (2021): Criar Educação; 121-135
Criar Educação; v. 10 n. 2 (2021): Criar Educação; 121-135
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938631913472