SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5324 |
Resumo: | A preocupação pela luta de libertação contra o regime colonial português em Moçambique teve como foco conseguir a unidade nacional, e foi possível através da união das massas. “Educar o Homem para vencer a Guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria” Machel, (1979), mensagem do lema na 2ª Conferência do Departamento da Educação e Cultura (DEC) em 1970. Pretende-se descrever e refletir sobre projeto educacional na perspectiva samoriana[1]em Moçambique. Na produção do trabalho, nos cingimos na pesquisa bibliográfica e biográfica. Segundo (TREINTA.F. T. at al., 2014, p.9).“pesquisa Bibliográfica consiste na seleção e a priorização de um conjunto de dados que represente o estado da arte do assunto pesquisado”. Samora Machel, contribui bastante para a educação em Moçambique, através da sua politica socialista com maior foco na educação das massas e luta contra o analfabetismo.[1] Usaremos esta expressão para nos referir à ideologia da política educacional de Samora Machel. |
id |
UNESC-24_17b2c9f33112f04a745297255472eb8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5324 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975A preocupação pela luta de libertação contra o regime colonial português em Moçambique teve como foco conseguir a unidade nacional, e foi possível através da união das massas. “Educar o Homem para vencer a Guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria” Machel, (1979), mensagem do lema na 2ª Conferência do Departamento da Educação e Cultura (DEC) em 1970. Pretende-se descrever e refletir sobre projeto educacional na perspectiva samoriana[1]em Moçambique. Na produção do trabalho, nos cingimos na pesquisa bibliográfica e biográfica. Segundo (TREINTA.F. T. at al., 2014, p.9).“pesquisa Bibliográfica consiste na seleção e a priorização de um conjunto de dados que represente o estado da arte do assunto pesquisado”. Samora Machel, contribui bastante para a educação em Moçambique, através da sua politica socialista com maior foco na educação das massas e luta contra o analfabetismo.[1] Usaremos esta expressão para nos referir à ideologia da política educacional de Samora Machel.UNESC2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/532410.18616/ce.v10i1.5324Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 1 (2021): Criar Educação; 21-39Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Criar Educação; 21-39Criar Educação; v. 10 n. 1 (2021): Criar Educação; 21-392317-245210.18616/ce.v10i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5324/5813Copyright (c) 2021 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMandlate, Celso DanielSouza, Josefa Eliana2021-08-23T17:09:47Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5324Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.522400Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
title |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
spellingShingle |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 Mandlate, Celso Daniel |
title_short |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
title_full |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
title_fullStr |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
title_full_unstemmed |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
title_sort |
SAMORA MACHEL, PRESIDENTE ENGAJADO NA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE UM RECORTE DA SUA GOVERNAÇÃO ENTRE 1970 E 1975 |
author |
Mandlate, Celso Daniel |
author_facet |
Mandlate, Celso Daniel Souza, Josefa Eliana |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Josefa Eliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mandlate, Celso Daniel Souza, Josefa Eliana |
description |
A preocupação pela luta de libertação contra o regime colonial português em Moçambique teve como foco conseguir a unidade nacional, e foi possível através da união das massas. “Educar o Homem para vencer a Guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria” Machel, (1979), mensagem do lema na 2ª Conferência do Departamento da Educação e Cultura (DEC) em 1970. Pretende-se descrever e refletir sobre projeto educacional na perspectiva samoriana[1]em Moçambique. Na produção do trabalho, nos cingimos na pesquisa bibliográfica e biográfica. Segundo (TREINTA.F. T. at al., 2014, p.9).“pesquisa Bibliográfica consiste na seleção e a priorização de um conjunto de dados que represente o estado da arte do assunto pesquisado”. Samora Machel, contribui bastante para a educação em Moçambique, através da sua politica socialista com maior foco na educação das massas e luta contra o analfabetismo.[1] Usaremos esta expressão para nos referir à ideologia da política educacional de Samora Machel. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5324 10.18616/ce.v10i1.5324 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5324 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v10i1.5324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5324/5813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 10 No. 1 (2021): Criar Educação; 21-39 Revista Criar Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2021): Criar Educação; 21-39 Criar Educação; v. 10 n. 1 (2021): Criar Educação; 21-39 2317-2452 10.18616/ce.v10i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938359283712 |