O PENSAMENTO DE ALAIN TOURAINE E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO SUJEITO E O REENCANTAMENTO DO MUNDO
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2807 |
Resumo: | É possível falar em reencantamento do mundo após séculos de ceticismo sociológico e décadas de pessimismo educacional? As respostas para tal questionamento foram buscadas, neste artigo, na teoria do Sujeito de Alain Touraine, afinal, a democracia é tratada – nos desdobramentos desta teoria – como uma das expressões do reencantamento. A pertinência filosófica especulativa desta teoria é complementada pelo seu caráter sociológico, baseado nas relações humanas cotidianamente estabelecidas. O que acaba por sugerir uma ponte relacional com a educação, em seu sentido mais alargado, superando o reducionismo tão frequente à instituição escolar. Tendo como objetivo central, justamente, a discussão analítica destas categorias [Sujeito, Educação e Democracia], a revisão literária serve de base aqui para a construção argumentativa responsável por tecer os próprios fios condutores da presente altercação.Palavras-chave: Sujeito; Alain Touraine; Educação. |
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O PENSAMENTO DE ALAIN TOURAINE E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO SUJEITO E O REENCANTAMENTO DO MUNDOÉ possível falar em reencantamento do mundo após séculos de ceticismo sociológico e décadas de pessimismo educacional? As respostas para tal questionamento foram buscadas, neste artigo, na teoria do Sujeito de Alain Touraine, afinal, a democracia é tratada – nos desdobramentos desta teoria – como uma das expressões do reencantamento. A pertinência filosófica especulativa desta teoria é complementada pelo seu caráter sociológico, baseado nas relações humanas cotidianamente estabelecidas. O que acaba por sugerir uma ponte relacional com a educação, em seu sentido mais alargado, superando o reducionismo tão frequente à instituição escolar. Tendo como objetivo central, justamente, a discussão analítica destas categorias [Sujeito, Educação e Democracia], a revisão literária serve de base aqui para a construção argumentativa responsável por tecer os próprios fios condutores da presente altercação.Palavras-chave: Sujeito; Alain Touraine; Educação. UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280710.18616/ce.v5i2.2807Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2807/2594Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Ferreira da2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2807Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:00.066810Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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