O PENSAMENTO DE ALAIN TOURAINE E A EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO SUJEITO E O REENCANTAMENTO DO MUNDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2807
Resumo: É possível falar em reencantamento do mundo após séculos de ceticismo sociológico e décadas de pessimismo educacional? As respostas para tal questionamento foram buscadas, neste artigo, na teoria do Sujeito de Alain Touraine, afinal, a democracia é tratada – nos desdobramentos desta teoria – como uma das expressões do reencantamento. A pertinência filosófica especulativa desta teoria é complementada pelo seu caráter sociológico, baseado nas relações humanas cotidianamente estabelecidas. O que acaba por sugerir uma ponte relacional com a educação, em seu sentido mais alargado, superando o reducionismo tão frequente à instituição escolar. Tendo como objetivo central, justamente, a discussão analítica destas categorias [Sujeito, Educação e Democracia], a revisão literária serve de base aqui para a construção argumentativa responsável por tecer os próprios fios condutores da presente altercação.Palavras-chave: Sujeito; Alain Touraine; Educação. 
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