O Corpo: a ‘Grande Razão’ Educativa – contribuição de Nietzsche à Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Danilo José Scalla
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1316
Resumo: Este artigo intenta debater a subversão que Nietzsche, mediante Zaratustra, dirige à tradicional oposição metafísica entre corpo e espírito, corpo e alma, sensível e inteligível, instinto e razão, no capítulo “Dos desprezadores do corpo” de Assim Falou Zaratustra. Um dos mecanismos subversivos é a ressignificação dos vocábulos ‘corpo’ e ‘espírito’, entre outros, a qual não deve ser vista como uma mera inversão, quer valorativa quer semântica, mas precisa ser considerada em toda sua subversão transformante e transtornante da concepção metafísica.
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