ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Alda Ernestina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Franco, Juliana Rodrigues, Alves, Allynne Avylla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6409
Resumo: O presente artigo constitui um relato das experiências vivenciadas num projeto interdisciplinar desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares. O projeto que se originou de uma proposta de atividade interdisciplinar da disciplina Ciência dos Materiais foi conduzido no segundo semestre de 2019 e envolveu a integração entre a Química, a Física e a Biologia, numa abordagem problematizadora sobre os aspectos químicos, físicos e biológicos dos diferentes tipos de panelas. A realização do projeto permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências importantes a partir de situações problematizadoras, possibilitando a apropriação do conhecimento de forma contextualizada, crítica e reflexiva, o que certamente contribuirá para a formação tanto acadêmica quanto cidadã dos estudantes.
id UNESC-24_296b3d2ba5384afd8e79cf295f66a4f6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6409
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIORO presente artigo constitui um relato das experiências vivenciadas num projeto interdisciplinar desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares. O projeto que se originou de uma proposta de atividade interdisciplinar da disciplina Ciência dos Materiais foi conduzido no segundo semestre de 2019 e envolveu a integração entre a Química, a Física e a Biologia, numa abordagem problematizadora sobre os aspectos químicos, físicos e biológicos dos diferentes tipos de panelas. A realização do projeto permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências importantes a partir de situações problematizadoras, possibilitando a apropriação do conhecimento de forma contextualizada, crítica e reflexiva, o que certamente contribuirá para a formação tanto acadêmica quanto cidadã dos estudantes.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/640910.18616/ce.v11i1.6409Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 54Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 54Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 542317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6409/6441Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Alda ErnestinaFranco, Juliana RodriguesAlves, Allynne Avylla2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6409Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.978458Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
title ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
dos Santos, Alda Ernestina
title_short ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
title_full ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
title_sort ASPECTOS QUÍMICOS, FÍSICOS E BIOLÓGICOS DOS DIFERENTES TIPOS DE PANELAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR
author dos Santos, Alda Ernestina
author_facet dos Santos, Alda Ernestina
Franco, Juliana Rodrigues
Alves, Allynne Avylla
author_role author
author2 Franco, Juliana Rodrigues
Alves, Allynne Avylla
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Alda Ernestina
Franco, Juliana Rodrigues
Alves, Allynne Avylla
description O presente artigo constitui um relato das experiências vivenciadas num projeto interdisciplinar desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Minas Gerais campus Governador Valadares. O projeto que se originou de uma proposta de atividade interdisciplinar da disciplina Ciência dos Materiais foi conduzido no segundo semestre de 2019 e envolveu a integração entre a Química, a Física e a Biologia, numa abordagem problematizadora sobre os aspectos químicos, físicos e biológicos dos diferentes tipos de panelas. A realização do projeto permitiu o desenvolvimento de habilidades e competências importantes a partir de situações problematizadoras, possibilitando a apropriação do conhecimento de forma contextualizada, crítica e reflexiva, o que certamente contribuirá para a formação tanto acadêmica quanto cidadã dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6409
10.18616/ce.v11i1.6409
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6409
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.6409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6409/6441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 54
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 54
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 39 - 54
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938436878336