APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Silvana Neumann
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castoldi, Natanael Pedro, Ferraz, Amanda Cherini, Diehll, Liciane, Silveira, Samai Serique dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos.
id UNESC-24_3b7a37c2ff60b837bcc25f2354594939
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4369
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOSO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/436910.18616/ce.v9i3.4369Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 97-117Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 97-117Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 97-1172317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369/5531Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Silvana NeumannCastoldi, Natanael PedroFerraz, Amanda CheriniDiehll, LicianeSilveira, Samai Serique dos Santos2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4369Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.436983Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
title APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
spellingShingle APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
Martins, Silvana Neumann
title_short APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
title_full APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
title_fullStr APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
title_sort APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
author Martins, Silvana Neumann
author_facet Martins, Silvana Neumann
Castoldi, Natanael Pedro
Ferraz, Amanda Cherini
Diehll, Liciane
Silveira, Samai Serique dos Santos
author_role author
author2 Castoldi, Natanael Pedro
Ferraz, Amanda Cherini
Diehll, Liciane
Silveira, Samai Serique dos Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Silvana Neumann
Castoldi, Natanael Pedro
Ferraz, Amanda Cherini
Diehll, Liciane
Silveira, Samai Serique dos Santos
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369
10.18616/ce.v9i3.4369
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.4369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369/5531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 97-117
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 97-117
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 97-117
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938056245248