APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos. |
id |
UNESC-24_3b7a37c2ff60b837bcc25f2354594939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4369 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOSO presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/436910.18616/ce.v9i3.4369Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 97-117Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 97-117Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 97-1172317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369/5531Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Silvana NeumannCastoldi, Natanael PedroFerraz, Amanda CheriniDiehll, LicianeSilveira, Samai Serique dos Santos2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/4369Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:10.436983Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
title |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS Martins, Silvana Neumann |
title_short |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
title_full |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
title_sort |
APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA E INTERATIVA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DOS MÉTODOS ATIVOS |
author |
Martins, Silvana Neumann |
author_facet |
Martins, Silvana Neumann Castoldi, Natanael Pedro Ferraz, Amanda Cherini Diehll, Liciane Silveira, Samai Serique dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Castoldi, Natanael Pedro Ferraz, Amanda Cherini Diehll, Liciane Silveira, Samai Serique dos Santos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvana Neumann Castoldi, Natanael Pedro Ferraz, Amanda Cherini Diehll, Liciane Silveira, Samai Serique dos Santos |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa realizada na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, na cidade de Lajeado/RS, na disciplina Psicologia nas Organizações, do curso de graduação em Administração. A pesquisa buscou compreender de que forma a inserção dos métodos ativos nas aulas da referida disciplina possibilita novas práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa teve cunho qualitativo, utilizando a análise textual discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011). Como coleta de dados, aplicou-se um questionário e obteve-se a resposta de 53 discentes, sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que as experiências com as metodologias ativas foram positivas, pois estimularam o envolvimento, a participação e a interação dos alunos, uma vez que promoveram a conexão entre os conteúdos da aula e a própria vida concreta e subjetiva dos discentes. Também se mostraram importantes na consolidação do aprendizado dos conteúdos dispostos na disciplina e contribuíram para a reflexão dos sujeitos envolvidos, possibilitando novas experiências, além da sala de aula.Palavras-chave: Ensino superior. Aprendizagem. Prática pedagógica. Métodos ativos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369 10.18616/ce.v9i3.4369 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.4369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4369/5531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 97-117 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 97-117 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 97-117 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938056245248 |