ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcelino, Ligiane, Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari, Bacila, Maria Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
DOI: 10.18616/ce.v12i1.6535
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
Resumo: Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;
id UNESC-24_3c30f70bec88bf7e8a1c74a8c507125f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
spelling ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOSEste ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653510.18616/ce.v12i1.6535Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 2272317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Patricia Celli da SilvaMarcelino, LigianeMonteiro Castilho Foggiatto Sil, RosemariBacila, Maria Sílvia2023-07-13T17:35:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.281280Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
spellingShingle ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
title_short ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_fullStr ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full_unstemmed ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_sort ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
author Ribeiro, Patricia Celli da Silva
author_facet Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
author_role author
author2 Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
description Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
10.18616/ce.v12i1.6535
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.6535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1822181377262485504
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18616/ce.v12i1.6535