ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535 |
Resumo: | Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças; |
id |
UNESC-24_3c30f70bec88bf7e8a1c74a8c507125f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOSEste ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653510.18616/ce.v12i1.6535Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 2272317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Patricia Celli da SilvaMarcelino, LigianeMonteiro Castilho Foggiatto Sil, RosemariBacila, Maria Sílvia2023-07-13T17:35:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.281280Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
title |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
spellingShingle |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS Ribeiro, Patricia Celli da Silva |
title_short |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
title_full |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
title_fullStr |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
title_full_unstemmed |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
title_sort |
ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS |
author |
Ribeiro, Patricia Celli da Silva |
author_facet |
Ribeiro, Patricia Celli da Silva Marcelino, Ligiane Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari Bacila, Maria Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Marcelino, Ligiane Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari Bacila, Maria Sílvia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Patricia Celli da Silva Marcelino, Ligiane Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari Bacila, Maria Sílvia |
description |
Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças; |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535 10.18616/ce.v12i1.6535 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v12i1.6535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227 Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227 Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227 2317-2452 10.18616/ce.v12i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938600456192 |