ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Marcelino, Ligiane, Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari, Bacila, Maria Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
Resumo: Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;
id UNESC-24_3c30f70bec88bf7e8a1c74a8c507125f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOSEste ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;UNESC2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/653510.18616/ce.v12i1.6535Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 2272317-245210.18616/ce.v12i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628Copyright (c) 2023 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Patricia Celli da SilvaMarcelino, LigianeMonteiro Castilho Foggiatto Sil, RosemariBacila, Maria Sílvia2023-07-13T17:35:31Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6535Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.281280Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
spellingShingle ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Ribeiro, Patricia Celli da Silva
title_short ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_fullStr ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_full_unstemmed ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
title_sort ENTRE FRONTEIRAS: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
author Ribeiro, Patricia Celli da Silva
author_facet Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
author_role author
author2 Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Celli da Silva
Marcelino, Ligiane
Monteiro Castilho Foggiatto Sil, Rosemari
Bacila, Maria Sílvia
description Este ensaio objetiva tecer um diálogo entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Infantil, apontando a participação ativa das crianças na sociedade e sua capacidade de atribuir sentido ao mundo por meio de diferentes linguagens. Para tanto, abordará os processos de ensinar e aprender e a formação de professores, na perspectiva dialógica em que devem ser consideradas as tecnologias digitais e os processos de aprendizagem das crianças na cultura digital. Por meio de pesquisa qualitativa-documental abordamos: a) A Mostra Scofinamentti, apoio às reflexões sobre a abordagem da tecnologia como linguagem; b) Práticas vivenciadas em uma unidade de Educação Infantil. Observamos que é profícua a aproximação entre CTS e Educação infantil, ao implicar em formação de competências para realização de atividade pedagógica socialmente construída.Palavras-chave: CTS; Alfabetização Científica e Tecnológica; Educação Infantil; Formação de Professores; crianças;
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
10.18616/ce.v12i1.6535
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535
identifier_str_mv 10.18616/ce.v12i1.6535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6535/6628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 12 No. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
Revista Criar Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
Criar Educação; v. 12 n. 1 (2023): Revista Criar Educação; 208 - 227
2317-2452
10.18616/ce.v12i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938600456192