A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Margarete Farias
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Elizete Maria Possamai, Cardoso, Marleide Coan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705
Resumo: Este artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1]     http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage.
id UNESC-24_404f7acffa3ab9cf06297c7bd521aba7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3705
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAEste artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1]     http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/370510.18616/ce.v8i1.3705Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705/4555Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Margarete FariasRibeiro, Elizete Maria PossamaiCardoso, Marleide Coan2022-03-25T16:29:39Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3705Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.405178Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
spellingShingle A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Medeiros, Margarete Farias
title_short A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_fullStr A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
title_sort A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
author Medeiros, Margarete Farias
author_facet Medeiros, Margarete Farias
Ribeiro, Elizete Maria Possamai
Cardoso, Marleide Coan
author_role author
author2 Ribeiro, Elizete Maria Possamai
Cardoso, Marleide Coan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Margarete Farias
Ribeiro, Elizete Maria Possamai
Cardoso, Marleide Coan
description Este artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1]     http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705
10.18616/ce.v8i1.3705
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.3705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705/4555
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937967116288