A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705 |
Resumo: | Este artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1] http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage. |
id |
UNESC-24_404f7acffa3ab9cf06297c7bd521aba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3705 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAEste artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1] http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/370510.18616/ce.v8i1.3705Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705/4555Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Margarete FariasRibeiro, Elizete Maria PossamaiCardoso, Marleide Coan2022-03-25T16:29:39Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3705Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.405178Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Medeiros, Margarete Farias |
title_short |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
title_sort |
A TECNOLOGIA DIGITAL E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO CONSTITUINTES DE UM MOVIMENTO ARTICULADOR DE DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
author |
Medeiros, Margarete Farias |
author_facet |
Medeiros, Margarete Farias Ribeiro, Elizete Maria Possamai Cardoso, Marleide Coan |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Elizete Maria Possamai Cardoso, Marleide Coan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Margarete Farias Ribeiro, Elizete Maria Possamai Cardoso, Marleide Coan |
description |
Este artigo aborda reflexões e relato de uma experiência realizada envolvendo atividade interdisciplinar no curso de Licenciatura em Matemática. A atividade foi desenvolvida no ano de 2014-2, a partir da elaboração do planejamento das disciplinas, estudo e decisão das atividades que poderiam ser realizadas de forma interdisciplinar. As disciplinas envolvidas foram Laboratório de Prática de ensino-aprendizagem II, Estágio supervisionado IV, Estatística e Probabilidade. O conjunto de atividades planejadas está organizado nos registros da página virtual[1], na qual, encontram-se o plano de ensino interdisciplinar, planejamento e apresentação das macroaulas, prova didática, planilha de avaliação da macroaula, orientações dos alunos, apresentação de livro e artigos, análise estatística e elaboração do texto de “Minha formação de professor de matemática”. Com os dados gerados pela atividade avaliativa, aplicada em cada macroaula, foi realizada uma análise estatística envolvendo os conceitos abordados, esta apresentada pelos estudantes de estágio, sob a orientação dos professores das disciplinas. As atividades realizadas e, posteriormente, a análise dos resultados obtidos, à luz das teorias e autores aqui citados, sinalizam uma experiência com perspectivas de ampla contribuição aos professores e acadêmicos envolvidos, fomentando o conhecimento e a vivência de uma prática que superou as barreiras disciplinares. Palavras-chave: Atividades Interdisciplinares. Formação do professor de Matemática. Tecnologias Digitais.[1] http://matinterdisciplinar.pbworks.com/w/page/83665909/FrontPage. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705 10.18616/ce.v8i1.3705 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.3705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3705/4555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937967116288 |