GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elisabete Marques Cardozo de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alvarenga, Elenice Monte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8532
Resumo: In discussions on deaf education, linguistic action is essential for language learning, since many deaf people arrive at school with writing and reading difficulties. The aim of this research was therefore to analyse difficulties relating to the language skills of deaf students and to explore the use of the internet as an empowering resource during writing and reading in Portuguese in Professional and Technological Education (EPT). A field study was carried out with Portuguese language teachers working in secondary education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI). The results highlighted the difficulties faced by these teachers in teaching Portuguese to deaf students and the use of the internet as a resource that enhances the search for knowledge during this teaching-learning process.
id UNESC-24_6385a96c26465d70db4435e0053f96c5
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8532
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAIn discussions on deaf education, linguistic action is essential for language learning, since many deaf people arrive at school with writing and reading difficulties. The aim of this research was therefore to analyse difficulties relating to the language skills of deaf students and to explore the use of the internet as an empowering resource during writing and reading in Portuguese in Professional and Technological Education (EPT). A field study was carried out with Portuguese language teachers working in secondary education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI). The results highlighted the difficulties faced by these teachers in teaching Portuguese to deaf students and the use of the internet as a resource that enhances the search for knowledge during this teaching-learning process.Em discussões na educação dos(as) surdos(as), a ação linguística é essencial para aprendizagem das línguas, visto que muitos surdos(as) chegam à escola com dificuldades de escrita e leitura. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar dificuldades relativas às habilidades linguísticas de estudantes surdos(as) e explorar o uso da internet como recurso potencializador durante escrita e leitura em Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Aplicou-se estudo de campo com docentes de Língua Portuguesa atuantes no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Como resultados, destacaram-se dificuldades desses docentes no processo de ensino da Língua Portuguesa com estudantes surdos(as) e o uso da internet como recurso potencializador na busca de conhecimento durante esse processo de ensino-aprendizagem.UNESC2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/853210.18616/ce.v13i1.8532Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 159Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 159Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 1592317-245210.18616/ce.v13i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8532/6892Copyright (c) 2024 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Elisabete Marques Cardozo deAlvarenga, Elenice Monte2024-03-27T20:42:27Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/8532Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2024-03-27T20:42:27Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
spellingShingle GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Sousa, Elisabete Marques Cardozo de
title_short GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_fullStr GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_sort GARGALOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O TRABALHO COM ESTUDANTES SURDOS(AS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
author Sousa, Elisabete Marques Cardozo de
author_facet Sousa, Elisabete Marques Cardozo de
Alvarenga, Elenice Monte
author_role author
author2 Alvarenga, Elenice Monte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Elisabete Marques Cardozo de
Alvarenga, Elenice Monte
description In discussions on deaf education, linguistic action is essential for language learning, since many deaf people arrive at school with writing and reading difficulties. The aim of this research was therefore to analyse difficulties relating to the language skills of deaf students and to explore the use of the internet as an empowering resource during writing and reading in Portuguese in Professional and Technological Education (EPT). A field study was carried out with Portuguese language teachers working in secondary education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI). The results highlighted the difficulties faced by these teachers in teaching Portuguese to deaf students and the use of the internet as a resource that enhances the search for knowledge during this teaching-learning process.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8532
10.18616/ce.v13i1.8532
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8532
identifier_str_mv 10.18616/ce.v13i1.8532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/8532/6892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 13 No. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 159
Revista Criar Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 159
Criar Educação; v. 13 n. 1 (2024): Revista Criar Educação; 141 - 159
2317-2452
10.18616/ce.v13i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1800214415692267520