TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052 |
Resumo: | O presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico. |
id |
UNESC-24_6b63ee4f9e4dc420f39bd6d507a93ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6052 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAO presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/605210.18616/ce.v9i2.6052Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 792317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052/5400Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalaggi, Vitor2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6052Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.029256Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Malaggi, Vitor |
title_short |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Malaggi, Vitor |
author_facet |
Malaggi, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malaggi, Vitor |
description |
O presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052 10.18616/ce.v9i2.6052 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i2.6052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052/5400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79 Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938404372480 |