TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaggi, Vitor
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico.
id UNESC-24_6b63ee4f9e4dc420f39bd6d507a93ec8
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6052
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICAO presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico.UNESC2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/605210.18616/ce.v9i2.6052Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 792317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052/5400Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalaggi, Vitor2022-03-25T16:13:57Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6052Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.029256Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Malaggi, Vitor
title_short TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort TECNOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ENQUANTO PANACEIA TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Malaggi, Vitor
author_facet Malaggi, Vitor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malaggi, Vitor
description O presente ensaio tem por objetivo discutir a adoção da Educação a Distância (EaD) na Educação Básica, efetivada por diferentes redes de ensino no Brasil em tempos de pandemia causada pela COVID-19. Especificamente, intenciona problematizar em que medida tal contexto sociotécnico e educativo constitui um rebaixamento da formação humana integral enquanto projeto político-pedagógico, bem como da própria EaD enquanto modalidade educativa, a um conjunto de relações instrumentais tecnologicamente mediatizadas. Para tanto, serão efetivadas análises em torno dos conceitos de técnica, tecnologia, neutralidade da tecnologia e racionalidade tecnológica, tal como propostos no pensamento filosófico de Herbert Marcuse - autor ligado a Teoria Crítica da Sociedade. Tendo por base estes conceitos e demais discussões do campo pedagógico, será analisado o caso de adoção da EaD e seus suportes tecnológicos na Educação Básica pela Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, na condição de estratégia para a reposição de aulas regulares presenciais no contexto pandêmico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052
10.18616/ce.v9i2.6052
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i2.6052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6052/5400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79
Criar Educação; v. 9 n. 2 (2020): Criar Educação; 51 - 79
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938404372480