COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Mário de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fortunato, Maria Lucinete, Oliveira, Francisca Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/4705
Resumo: No Brasil, a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável são temas amplamente difundidos, como princípios para melhorias socioeducativas, políticas, econômicas e ambientais, o que demanda ações que contemplem de forma ética e viável a aplicação e difusão dos referidos conceitos. Nesse contexto, o presente estudo buscou compreender a relação comunicativa da Campanha da Fraternidade de 2017 com a promoção da educação ambiental e desenvolvimento sustentável. Para tanto, utilizou como principal metodologia, a análise de conteúdo, os quais foram fundamentados em avaliações qualitativas. A pesquisa foi desenvolvida entre março de 2017 e julho de 2018 e apontou a Campanha analisada, como instrumento de comunicação socioeducativa, indutor de práticas dialógicas de educação ambiental e fomento ao desenvolvimento sustentável.Palavras-Chave: Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Comunicação; Campanha da Fraternidade de 2017.COMUNICACIÓN, EDUCACIÓN AMBIENTAL Y DESARROLLO SOSTENIBLE: UNA COMPRENSIÓN A PARTIR DE LA CAMPAÑA DE LA FRATERNIDAD DE 2017ResumenEn Brasil, la educación ambiental y el desarrollo sostenible son temas ampliamente difundidos, como principios para mejoras socioeducativas, políticas, económicas y ambientales, lo que demanda acciones que contemplen de forma ética y viable la aplicación y difusión de estos conceptos. En ese contexto, el estudio buscó comprender la relación comunicativa de la Campaña de la Fraternidad de 2017 con la promoción de la educación ambiental y el desarrollo sostenible. Para ello, utilizó como principal metodología, el análisis de contenidos, los cuales fueron fundamentados en evaluaciones cualitativas. La investigación fue desarrollada entre marzo de 2017 y julio de 2018 y apuntó a la Campaña analizada, como instrumento de comunicación socioeducativa, inductor de prácticas dialógicas de educación ambiental y fomento al desarrollo sostenible.Palabras clave: Educación Ambiental; Desarrollo sostenible; Comunicación; Campaña de la Fraternidad de 2017.
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