RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schereiner, Brenda Luana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pacheco, Elizabeth Medeiros, Meira, Renato Santanna Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125
Resumo:  Resumo:  O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência.
id UNESC-24_716075628c9aaaeacc0017f87fcae02f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6125
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso Resumo:  O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/612510.18616/ce.v9i3.6125Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 168-184Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 168-184Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 168-1842317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125/5517Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchereiner, Brenda LuanaPacheco, Elizabeth MedeirosMeira, Renato Santanna Barbosa2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6125Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.485917Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
title RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
spellingShingle RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
Schereiner, Brenda Luana
title_short RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
title_full RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
title_fullStr RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
title_full_unstemmed RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
title_sort RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
author Schereiner, Brenda Luana
author_facet Schereiner, Brenda Luana
Pacheco, Elizabeth Medeiros
Meira, Renato Santanna Barbosa
author_role author
author2 Pacheco, Elizabeth Medeiros
Meira, Renato Santanna Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schereiner, Brenda Luana
Pacheco, Elizabeth Medeiros
Meira, Renato Santanna Barbosa
description  Resumo:  O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125
10.18616/ce.v9i3.6125
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125
identifier_str_mv 10.18616/ce.v9i3.6125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125/5517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 168-184
Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 168-184
Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 168-184
2317-2452
10.18616/ce.v9i3
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938422198272