RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125 |
Resumo: | Resumo: O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência. |
id |
UNESC-24_716075628c9aaaeacc0017f87fcae02f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6125 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso Resumo: O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência.UNESC2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/612510.18616/ce.v9i3.6125Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 168-184Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 168-184Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 168-1842317-245210.18616/ce.v9i3reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125/5517Copyright (c) 2020 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchereiner, Brenda LuanaPacheco, Elizabeth MedeirosMeira, Renato Santanna Barbosa2020-12-07T18:05:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6125Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:14.485917Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
title |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
spellingShingle |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso Schereiner, Brenda Luana |
title_short |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
title_full |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
title_fullStr |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
title_full_unstemmed |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
title_sort |
RUMO A UMA INTERSUBJETIVIDADE CRESCENTE devires de um percurso |
author |
Schereiner, Brenda Luana |
author_facet |
Schereiner, Brenda Luana Pacheco, Elizabeth Medeiros Meira, Renato Santanna Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Elizabeth Medeiros Meira, Renato Santanna Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schereiner, Brenda Luana Pacheco, Elizabeth Medeiros Meira, Renato Santanna Barbosa |
description |
Resumo: O texto que aqui dispomos apresenta dois depoimentos como narrativas em 1a pessoa, como reverberação do encontro promovido pela pesquisa O corpo sem álibi, realizada pelo Departamento de Psicologia da UFF Campos entre cinco educadores articulados pela aposta comum na transdisciplinaridade como regime da educação no contemporâneo. Através de oficinas, filmes e rodas de conversa questionamos o modo como as resistências aos métodos escolarizados da educação são tomados como incapacidade, desvio ou delinquência, levando crianças e jovens ao diagnóstico de "inadaptados". Assumindo outro olhar, crítico-clínico, tomamos tais resistências como efeitos-sujeito analisadores da educação normatizante, e nos implicamos no desafio de produzir outros gestos, que acolham sua diversidade e os aceite e positive como "Inadaptáveis". Palavras-chave: afetos; educação; encontro; experiência; resistência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125 10.18616/ce.v9i3.6125 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v9i3.6125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6125/5517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 9 No. 3 (2020): Criar Educação; 168-184 Revista Criar Educação; Vol. 9 Núm. 3 (2020): Criar Educação; 168-184 Criar Educação; v. 9 n. 3 (2020): Criar Educação; 168-184 2317-2452 10.18616/ce.v9i3 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938422198272 |