A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ledina Lentz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Luciane Oliveira de, Selau, Juliana, Catarina, Alyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453
Resumo: Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior
id UNESC-24_803ab1170a7409f35e3227a301ce0b87
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3453
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULERApresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorUNESC2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/345310.18616/ce.v6i1.3453Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 6 n. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453/3241Copyright (c) 2017 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ledina LentzAguiar, Luciane Oliveira deSelau, JulianaCatarina, Alyne2022-03-25T16:37:24Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3453Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:07.991354Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
title A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
spellingShingle A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
Pereira, Ledina Lentz
title_short A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
title_full A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
title_fullStr A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
title_full_unstemmed A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
title_sort A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
author Pereira, Ledina Lentz
author_facet Pereira, Ledina Lentz
Aguiar, Luciane Oliveira de
Selau, Juliana
Catarina, Alyne
author_role author
author2 Aguiar, Luciane Oliveira de
Selau, Juliana
Catarina, Alyne
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ledina Lentz
Aguiar, Luciane Oliveira de
Selau, Juliana
Catarina, Alyne
description Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453
10.18616/ce.v6i1.3453
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453
identifier_str_mv 10.18616/ce.v6i1.3453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453/3241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 6 n. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937951387648