A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior |
id |
UNESC-24_803ab1170a7409f35e3227a301ce0b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3453 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULERApresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorUNESC2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/345310.18616/ce.v6i1.3453Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 6 n. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453/3241Copyright (c) 2017 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ledina LentzAguiar, Luciane Oliveira deSelau, JulianaCatarina, Alyne2022-03-25T16:37:24Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3453Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:07.991354Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
title |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
spellingShingle |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER Pereira, Ledina Lentz |
title_short |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
title_full |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
title_fullStr |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
title_full_unstemmed |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
title_sort |
A MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA – RELAÇÃO DE EULER |
author |
Pereira, Ledina Lentz |
author_facet |
Pereira, Ledina Lentz Aguiar, Luciane Oliveira de Selau, Juliana Catarina, Alyne |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Luciane Oliveira de Selau, Juliana Catarina, Alyne |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ledina Lentz Aguiar, Luciane Oliveira de Selau, Juliana Catarina, Alyne |
description |
Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma das experiências desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/UNESC/CAPES[1], especificamente do subprojeto da área de Matemática. Que foi a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de geometria espacial, fundamentada nos estudos de duas dissertações de mestrado -MIALICH, (2012) e ANDRADE,(2014) e a Modelagem Matemática-MM proposta por ALMEIDA,(2012). A proposta foi elaborada e aplicada com alunos do 8º ano de uma escola de Educação Básica no município de Criciúma/SC. Os resultados apresentados em todo o processo foram considerados positivos em relação à experiência desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas-AB do subprojeto PIBID/Matemática/UNESC e, segundo os AB, surpreendente na aplicação da proposta.[1]Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453 10.18616/ce.v6i1.3453 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v6i1.3453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3453/3241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 6 No. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 6 n. 1 (2017): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937951387648 |