A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lostada, Lauro Roberto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379
Resumo: As tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos.  
id UNESC-24_878bd56488003b4b2c39e29e29820538
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1379
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIASAs tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos.  UNESC2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379/1816Lostada, Lauro Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:30:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1379Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.099105Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
title A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
Lostada, Lauro Roberto
title_short A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
title_full A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
title_sort A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
author Lostada, Lauro Roberto
author_facet Lostada, Lauro Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lostada, Lauro Roberto
description As tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379/1816
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
Criar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346936929026048