A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379 |
Resumo: | As tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos. |
id |
UNESC-24_878bd56488003b4b2c39e29e29820538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1379 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIASAs tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos. UNESC2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCRevista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESCCriar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379/1816Lostada, Lauro Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-25T09:30:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/1379Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:56.099105Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
title |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS Lostada, Lauro Roberto |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PENSAR CRÍTICO-FILOSÓFICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS |
author |
Lostada, Lauro Roberto |
author_facet |
Lostada, Lauro Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lostada, Lauro Roberto |
description |
As tecnologias, desde suas origens, geraram grandes mudanças epistêmicas quando, a princípio, suplantaram a filosofia com o desenvolvimento de uma tecnociência preocupada intensamente com os métodos de pesquisa e experimentação. Com o surgimento de um novo cenário onde o conhecimento se reinventa através da inteligência coletiva, fruto da convergência tecnológica, surge a possibilidade do renascimento do perspectivismo filosófico como possibilidade de investigação. A escola, sob este panorama inovador, pode romper com sua origem reprodutora das estruturas sociais, lógicas e epistemológicas das classes dominantes, de maneira a dissipar com a exclusão e a classificação que gerava em seus processos estruturantes, apontando para um possível desmascaramento onde se pode inferenciar, entre outras coisas, o potencial das mídias como um elemento possível para a formação de uma maneira nova de pensar, possibilitando a autonomia e a emancipação dos sujeitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1379/1816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 4 No. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Revista Criar Educação; Vol. 4 Núm. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC Criar Educação; v. 4 n. 1 (2015): CRIAR EDUCAÇÃO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346936929026048 |