O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Amauri Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oakes, Thiago Luiz Antonacci, Buffon, Luiz Otavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485
Resumo: Este trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma.
id UNESC-24_8e251f1bf401b6ab70ea2035cdf40549
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6485
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMOEste trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/648510.18616/ce.v11i1.6485Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 2482317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485/6451Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Amauri MarquesOakes, Thiago Luiz AntonacciBuffon, Luiz Otavio2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6485Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.090711Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
title O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
spellingShingle O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
dos Reis, Amauri Marques
title_short O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
title_full O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
title_fullStr O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
title_full_unstemmed O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
title_sort O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
author dos Reis, Amauri Marques
author_facet dos Reis, Amauri Marques
Oakes, Thiago Luiz Antonacci
Buffon, Luiz Otavio
author_role author
author2 Oakes, Thiago Luiz Antonacci
Buffon, Luiz Otavio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Amauri Marques
Oakes, Thiago Luiz Antonacci
Buffon, Luiz Otavio
description Este trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485
10.18616/ce.v11i1.6485
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.6485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485/6451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938593116160