O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485 |
Resumo: | Este trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma. |
id |
UNESC-24_8e251f1bf401b6ab70ea2035cdf40549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6485 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMOEste trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/648510.18616/ce.v11i1.6485Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 2482317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485/6451Copyright (c) 2022 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Amauri MarquesOakes, Thiago Luiz AntonacciBuffon, Luiz Otavio2022-10-20T14:12:29Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/6485Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:15.090711Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
title |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
spellingShingle |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO dos Reis, Amauri Marques |
title_short |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
title_full |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
title_fullStr |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
title_full_unstemmed |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
title_sort |
O USO DO RÁDIO DE GALENA E DE VÍDEOS DO YOUTUBE NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO |
author |
dos Reis, Amauri Marques |
author_facet |
dos Reis, Amauri Marques Oakes, Thiago Luiz Antonacci Buffon, Luiz Otavio |
author_role |
author |
author2 |
Oakes, Thiago Luiz Antonacci Buffon, Luiz Otavio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Amauri Marques Oakes, Thiago Luiz Antonacci Buffon, Luiz Otavio |
description |
Este trabalho relata a construção, a aplicação e a avaliação de uma sequência didática para o ensino do eletromagnetismo, apoiada em vídeos do YouTube, experimentos, simulações e usando o rádio de galena como tema estruturante. A escolha deste tema se deve ao fato de que a telecomunicação é algo onipresente hoje em nossas vidas. Os referenciais teórico-metodológicos usados foram a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e as ideias de Transposição Didática de Yves Chevallard. A intervenção foi realizada em nove encontros numa turma do primeiro ano do Ensino Médio xxxxxxxxxxxxxxxx. As análises dos encontros e uma comparação do pré-teste com o pós-teste revelaram indícios de aprendizagem significativa por parte dos alunos e as respostas do questionário de opinião mostraram uma boa aceitação da proposta por parte da turma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485 10.18616/ce.v11i1.6485 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.6485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6485/6451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 224 - 248 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938593116160 |