REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801
Resumo: Este artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem.
id UNESC-24_8e52053719e661158ffd468ecb1d81dd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2801
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIOEste artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280110.18616/ce.v5i2.2801Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801/2588Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiogo, Maria Fernanda2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2801Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.816046Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
title REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
Diogo, Maria Fernanda
title_short REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
title_full REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
title_sort REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
author Diogo, Maria Fernanda
author_facet Diogo, Maria Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Maria Fernanda
description Este artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801
10.18616/ce.v5i2.2801
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801/2588
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937269813248