REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801 |
Resumo: | Este artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem. |
id |
UNESC-24_8e52053719e661158ffd468ecb1d81dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2801 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIOEste artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280110.18616/ce.v5i2.2801Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801/2588Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiogo, Maria Fernanda2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2801Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.816046Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
title |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO Diogo, Maria Fernanda |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NO BERÇÁRIO |
author |
Diogo, Maria Fernanda |
author_facet |
Diogo, Maria Fernanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diogo, Maria Fernanda |
description |
Este artigo analisa a mediação em relação ao brincar e à aquisição da linguagem dos bebês no espaço da creche, discutindo a relevância de os/as docentes terem acesso a processos formativos de qualidade, que preparem professores/as reflexivos/as e críticos/as em relação ao ensino e às condições sociais nas quais este se processa. As pesquisas aqui analisadas foram efetivadas por meio de estudos de campo, realizados em instituições públicas de Educação Infantil. A análise das informações colhidas enfatiza a necessidade de os/as docentes adotarem práticas educativas que superem a dicotomia entre o cuidar e o educar, considerando toda e qualquer interação plena em potencialidades de aprendizados, pois no berçário há inúmeras alternativas de trabalho nas quais os bebês podem construir conhecimentos de forma ativa, utilizando múltiplas linguagens.Palavras-chave: Formação Docente; Berçário; Brincar; Linguagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801 10.18616/ce.v5i2.2801 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i2.2801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2801/2588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937269813248 |