EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens. |
id |
UNESC-24_a60db332a9596f108cb2b598d775fd16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5046 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIAEste artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens.UNESC2019-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/504610.18616/ce.v8i1.5046Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046/4575Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKindermann, Conceição Aparecida2020-08-05T09:55:36Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5046Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.697234Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
title |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
spellingShingle |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA Kindermann, Conceição Aparecida |
title_short |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
title_full |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
title_fullStr |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
title_full_unstemmed |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
title_sort |
EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA |
author |
Kindermann, Conceição Aparecida |
author_facet |
Kindermann, Conceição Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kindermann, Conceição Aparecida |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046 10.18616/ce.v8i1.5046 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.5046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046/4575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938329923584 |