EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kindermann, Conceição Aparecida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens.
id UNESC-24_a60db332a9596f108cb2b598d775fd16
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5046
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIAEste artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens.UNESC2019-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/504610.18616/ce.v8i1.5046Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046/4575Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKindermann, Conceição Aparecida2020-08-05T09:55:36Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5046Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.697234Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
title EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
spellingShingle EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
Kindermann, Conceição Aparecida
title_short EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
title_full EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
title_fullStr EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
title_full_unstemmed EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
title_sort EAD: A FERRAMENTA FÓRUM DO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (EVA) E A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA
author Kindermann, Conceição Aparecida
author_facet Kindermann, Conceição Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kindermann, Conceição Aparecida
description Este artigo tem como objetivo analisar de que forma o EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem) proporciona aos estudantes de graduação constituírem-se sujeitos autor, levando-se em consideração as especificidades do ciberespaço e se esse espaço contribui para o desenvolvimento de práticas autorais. Consideram-se, então, o ciberespaço e a educação a distância. A plataforma analisada é o Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA – da Universidade do Sul de Santa Catarina. O corpo teórico fundamenta-se especialmente em Pêcheux, Orlandi e Furlanetto. Quanto à metodologia, segue os dispositivos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Os principais resultados, em relação à constituição do sujeito, apontam para a) a constituição do sujeito autor em níveis diferenciados; e b) a autoria textualizada sob diversas ancoragens.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046
10.18616/ce.v8i1.5046
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.5046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5046/4575
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938329923584