INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267 |
Resumo: | RESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC. |
id |
UNESC-24_a7179316f9e4fd4d8ec7a7acfdafe268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2267 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICARESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC.UNESC2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/226710.18616/ce.v8i2.2267Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 922317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267/4798Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Karen MenegaroFeltrin, Simone das Graças Nogueira2020-04-21T14:16:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2267Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:57.932105Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA Ferreira, Karen Menegaro |
title_short |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Ferreira, Karen Menegaro |
author_facet |
Ferreira, Karen Menegaro Feltrin, Simone das Graças Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Feltrin, Simone das Graças Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Karen Menegaro Feltrin, Simone das Graças Nogueira |
description |
RESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267 10.18616/ce.v8i2.2267 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i2.2267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267/4798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92 Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92 Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937213190144 |