INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Karen Menegaro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Feltrin, Simone das Graças Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267
Resumo: RESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada  com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções  relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse  a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC.
id UNESC-24_a7179316f9e4fd4d8ec7a7acfdafe268
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2267
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICARESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada  com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções  relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse  a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC.UNESC2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/226710.18616/ce.v8i2.2267Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 922317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267/4798Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Karen MenegaroFeltrin, Simone das Graças Nogueira2020-04-21T14:16:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2267Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:57.932105Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ferreira, Karen Menegaro
title_short INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: OLHARES DOS BOLSISTAS DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Ferreira, Karen Menegaro
author_facet Ferreira, Karen Menegaro
Feltrin, Simone das Graças Nogueira
author_role author
author2 Feltrin, Simone das Graças Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Karen Menegaro
Feltrin, Simone das Graças Nogueira
description RESUMO: A finalidade deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada  com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física, apontando suas percepções  relacionada à inclusão escolar onde desenvolvem suas ações. O PIBID é um programa oferecido pelo governo federal, que proporciona aos bolsistas, vivência nas escolas públicas. A UNESC conta com nove subprojetos, dentre eles o subprojeto de Educação Física que possui 45 bolsistas, somente 38 participaram da pesquisa e 07 não participaram, pois os mesmos haviam entrado há pouco tempo no subprojeto. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Logo após, foi realizado a análise dos dados coletados o que nos permitiu constatar dos 38 bolsistas que participaram da pesquisa 66% responderam que na escola onde desenvolvem suas ações, possuem alunos com deficiência matriculados frequentando a escola e que, a inclusão tem acontecido nas aulas de educação física. É importante salientar, que este estudo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Física e para que a pesquisa se efetivasse  a mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética, sob o Parecer nº 1.313.162 /2015.PALAVRAS CHAVES: Educação física; Escolas Públicas; Inclusão; PIBID; UNESC. INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES IN PUBLIC SCHOOLS: LOOKS OF PHYSICAL EDUCATION PIBID SCHOLARSABSTRACT The purpose of this paper is to present the results of a survey of fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching (PIBID) of Physical Education, pointing their perceptions related to school inclusion, where they develop their actions. The PIBID is a program offered by the federal government, which provides scholarship, experience in public schools. The UNESC has nine sub-projects, including the subproject of Physical Education who has 45 fellows, only 38 participated in the survey and 07 did not participate, as they had entered recently in subproject. The methodology used is a field research with qualitative and quantitative approach, which was applied a questionnaire with open and closed questions. Soon after, it performed the analysis of the collected data which allowed us to observe the 38 scholars who participated in the survey 66% said that the school where they develop their actions, have students enrolled disabilities attending school and that the inclusion has happened in physical education classes. Importantly, this study is the result of the work Completion of Physical Education Course and the research is actualize the same was approved by the Ethics Committee, under Opinion No. 1313162/2015.KEYWORDS: Physical education; Public schools; inclusion; PIBID; UNESC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267
10.18616/ce.v8i2.2267
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i2.2267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2267/4798
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92
Criar Educação; v. 8 n. 2 (2019): Criar Educação; 72 - 92
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937213190144