FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800 |
Resumo: | Com a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico. |
id |
UNESC-24_c1949c33983123af1119d923c388d184 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2800 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOSCom a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280010.18616/ce.v5i2.2800Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800/2587Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClasen, Julia Hélio LinoOliveira, Lee Elvis Siqueira de2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2800Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.777286Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
title |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
spellingShingle |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS Clasen, Julia Hélio Lino |
title_short |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
title_full |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
title_fullStr |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
title_full_unstemmed |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
title_sort |
FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS |
author |
Clasen, Julia Hélio Lino |
author_facet |
Clasen, Julia Hélio Lino Oliveira, Lee Elvis Siqueira de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Lee Elvis Siqueira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clasen, Julia Hélio Lino Oliveira, Lee Elvis Siqueira de |
description |
Com a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800 10.18616/ce.v5i2.2800 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i2.2800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800/2587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937268764672 |