FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clasen, Julia Hélio Lino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Lee Elvis Siqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800
Resumo: Com a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico.
id UNESC-24_c1949c33983123af1119d923c388d184
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2800
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOSCom a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280010.18616/ce.v5i2.2800Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800/2587Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClasen, Julia Hélio LinoOliveira, Lee Elvis Siqueira de2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2800Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.777286Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
title FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
spellingShingle FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
Clasen, Julia Hélio Lino
title_short FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
title_full FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
title_fullStr FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
title_sort FORMANDO O DOCENTE E FORMANDO EM TRABALHO: PROFISSIONAIS LIBERAIS E SUA CONSTRUÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS
author Clasen, Julia Hélio Lino
author_facet Clasen, Julia Hélio Lino
Oliveira, Lee Elvis Siqueira de
author_role author
author2 Oliveira, Lee Elvis Siqueira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clasen, Julia Hélio Lino
Oliveira, Lee Elvis Siqueira de
description Com a finalidade de compreender como se constituem docentes os profissionais liberais no Ensino Técnico e as suas percepções na formação pedagógica no processo de tornar-se professor, buscamos investigar o motivo da escolha pela docência; identificar suas necessidades no cotidiano de sala de aula e sua compreensão sobre a formação pedagógica. O enfoque metodológico foi qualitativo e descritivo, e as técnicas de coleta de dados constituíram-se de entrevista semi-estruturada com oito docentes, além de análise documental. Este estudo se baseou principalmente na fundamentação teórica dos autores: Nóvoa (1992; 1999); Cunha (1989; 2002; 2010), Volpato (2010) e Tardif (2005). Os resultados apontaram como motivadores da escolha pela docência “o trabalho prévio com treinamento de pessoal”; “a oportunidade de trabalho” e; “a identificação com os conteúdos exigidos no concurso”.Palavras-chave: Profissional Liberal. Formação Docente. EnsinoTécnico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800
10.18616/ce.v5i2.2800
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i2.2800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2800/2587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937268764672