O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rafael Baioni
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amorim, Monica Maria Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3899
Resumo: Resumo: Este relato resulta da experiência vivida no PIBID de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho realizado consistiu em um projeto de ensino que foi desenvolvido por um grupo de acadêmicas do citado curso com uma turma de crianças do 1º ano do ensino fundamental. A problemática que desencadeou o trabalho tem sua origem em estudo teórico que realizou-se com as acadêmicas sobre o tema diversidade, identidade e educação das relações raciais. Esse estudo, aliado a diagnóstico realizado com as crianças, suscitou a reflexão sobre o papel da escola na formação de subjetividades e sobre a importância do currículo escolar contemplar a diversidade étnico-racial. Assim, desenvolveu-se um projeto de ensino que teve como objetivo geral contribuir para a melhoria da autoestima das criançasa partir do reconhecimento da diversidade, da sua identidade cultural e suas características físicas. O projeto foi realizado ao longo de um mês com um encontro por semana. A metodologia adotada envolveu aulas dialogadas, rodas de conversa e de discussão, sessão de história e análise de imagens. A experiência vivida indica a relevância do PIBID enquanto espaço para potencializar a formação das graduandas e a implementação da Lei 10.639 na escola básica.Palavras chave:Ensino da História, Diversidadeétnico-racial, Escola Básica.
id UNESC-24_c1bbff695ac54f55f06c354169b880b1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3899
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)Resumo: Este relato resulta da experiência vivida no PIBID de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho realizado consistiu em um projeto de ensino que foi desenvolvido por um grupo de acadêmicas do citado curso com uma turma de crianças do 1º ano do ensino fundamental. A problemática que desencadeou o trabalho tem sua origem em estudo teórico que realizou-se com as acadêmicas sobre o tema diversidade, identidade e educação das relações raciais. Esse estudo, aliado a diagnóstico realizado com as crianças, suscitou a reflexão sobre o papel da escola na formação de subjetividades e sobre a importância do currículo escolar contemplar a diversidade étnico-racial. Assim, desenvolveu-se um projeto de ensino que teve como objetivo geral contribuir para a melhoria da autoestima das criançasa partir do reconhecimento da diversidade, da sua identidade cultural e suas características físicas. O projeto foi realizado ao longo de um mês com um encontro por semana. A metodologia adotada envolveu aulas dialogadas, rodas de conversa e de discussão, sessão de história e análise de imagens. A experiência vivida indica a relevância do PIBID enquanto espaço para potencializar a formação das graduandas e a implementação da Lei 10.639 na escola básica.Palavras chave:Ensino da História, Diversidadeétnico-racial, Escola Básica.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/389910.18616/ce.v7i1.3899Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3899/3870Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rafael BaioniAmorim, Monica Maria Teixeira2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3899Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.897808Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
title O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
spellingShingle O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Nascimento, Rafael Baioni
title_short O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
title_full O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
title_fullStr O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
title_full_unstemmed O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
title_sort O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLABÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
author Nascimento, Rafael Baioni
author_facet Nascimento, Rafael Baioni
Amorim, Monica Maria Teixeira
author_role author
author2 Amorim, Monica Maria Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rafael Baioni
Amorim, Monica Maria Teixeira
description Resumo: Este relato resulta da experiência vivida no PIBID de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. O trabalho realizado consistiu em um projeto de ensino que foi desenvolvido por um grupo de acadêmicas do citado curso com uma turma de crianças do 1º ano do ensino fundamental. A problemática que desencadeou o trabalho tem sua origem em estudo teórico que realizou-se com as acadêmicas sobre o tema diversidade, identidade e educação das relações raciais. Esse estudo, aliado a diagnóstico realizado com as crianças, suscitou a reflexão sobre o papel da escola na formação de subjetividades e sobre a importância do currículo escolar contemplar a diversidade étnico-racial. Assim, desenvolveu-se um projeto de ensino que teve como objetivo geral contribuir para a melhoria da autoestima das criançasa partir do reconhecimento da diversidade, da sua identidade cultural e suas características físicas. O projeto foi realizado ao longo de um mês com um encontro por semana. A metodologia adotada envolveu aulas dialogadas, rodas de conversa e de discussão, sessão de história e análise de imagens. A experiência vivida indica a relevância do PIBID enquanto espaço para potencializar a formação das graduandas e a implementação da Lei 10.639 na escola básica.Palavras chave:Ensino da História, Diversidadeétnico-racial, Escola Básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3899
10.18616/ce.v7i1.3899
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3899
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.3899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3899/3870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937980747776