A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707 |
Resumo: | O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas. |
id |
UNESC-24_d404e95c24a9bb6d47d050d82501df9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3707 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDTO presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/370710.18616/ce.v7i1.3707Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707/3873Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Jenerton Arlan2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3707Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.444865Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
title |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
spellingShingle |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT Schütz, Jenerton Arlan |
title_short |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
title_full |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
title_fullStr |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
title_full_unstemmed |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
title_sort |
A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT |
author |
Schütz, Jenerton Arlan |
author_facet |
Schütz, Jenerton Arlan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schütz, Jenerton Arlan |
description |
O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707 10.18616/ce.v7i1.3707 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v7i1.3707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707/3873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937969213440 |