A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schütz, Jenerton Arlan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707
Resumo: O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas.
id UNESC-24_d404e95c24a9bb6d47d050d82501df9e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3707
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDTO presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas.UNESC2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/370710.18616/ce.v7i1.3707Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707/3873Copyright (c) 2018 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchütz, Jenerton Arlan2018-09-04T10:22:17Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/3707Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:08.444865Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
title A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
spellingShingle A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
Schütz, Jenerton Arlan
title_short A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
title_full A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
title_fullStr A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
title_full_unstemmed A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
title_sort A ATIVIDADE DO PENSAR E A RELEVÂNCIA DO COMUNICAR NA E PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT
author Schütz, Jenerton Arlan
author_facet Schütz, Jenerton Arlan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schütz, Jenerton Arlan
description O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo tematizar a atividade de pensar e sua relação com o sentido do comunicar no âmbito educacional, a partir das reflexões de Hannah Arendt. Não obstante, uma maneira que temos para estabelecer um vínculo com este mundo é a atividade do pensar, o pensar é o que nos permite buscar significados e sentidos, para qual em outras esferas de nossa existência não é possível, ou não temos espaço e nem tempo. Todavia, para a educação escolar não basta apenas pensar sobre os acontecimentos e experiências que nos rodeiam, é preciso comunicar o que pensamos. É a partir do comunicar que entramos em contato com o pensar de outras pessoas, e é esse momento em que nossos alunos/recém-chegados são desafiados a pensar por conta própria, ou seja, começam a se indagar sobre a sua relação com os acontecimentos, com as demais pessoas e as coisas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707
10.18616/ce.v7i1.3707
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707
identifier_str_mv 10.18616/ce.v7i1.3707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/3707/3873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 7 No. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 7 n. 1 (2018): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937969213440