DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449 |
Resumo: | Este artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandos |
id |
UNESC-24_e368e6e9ef70b7bf6c89772965f6727f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2449 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLAEste artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandosUNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/244910.18616/ce.v5i1.2449Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449/2327Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Vanessa CristinaPinto, Glaucia Uliana2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2449Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.339192Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
title |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA Medeiros, Vanessa Cristina |
title_short |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
title_full |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA |
author |
Medeiros, Vanessa Cristina |
author_facet |
Medeiros, Vanessa Cristina Pinto, Glaucia Uliana |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Glaucia Uliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Vanessa Cristina Pinto, Glaucia Uliana |
description |
Este artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449 10.18616/ce.v5i1.2449 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v5i1.2449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449/2327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346937226821632 |