DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Vanessa Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pinto, Glaucia Uliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449
Resumo: Este artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandos
id UNESC-24_e368e6e9ef70b7bf6c89772965f6727f
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2449
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLAEste artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandosUNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/244910.18616/ce.v5i1.2449Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449/2327Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Vanessa CristinaPinto, Glaucia Uliana2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2449Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.339192Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
title DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
spellingShingle DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
Medeiros, Vanessa Cristina
title_short DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
title_full DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
title_fullStr DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
title_sort DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO MUSICAL: DESVELANDO CAMINHOS DA CONSTITUIÇÃO INTEGRAL DO HUMANO NA ESCOLA
author Medeiros, Vanessa Cristina
author_facet Medeiros, Vanessa Cristina
Pinto, Glaucia Uliana
author_role author
author2 Pinto, Glaucia Uliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Vanessa Cristina
Pinto, Glaucia Uliana
description Este artigo tem como intuito discutir as contribuições que o ensino de música pode trazera um processo de formação integralmente humana dos alunos em idade escolar, tendo por base ospressupostos vigotskianos de desenvolvimento. Assim, por intermédio do aporte teórico escolhido,discutem-se as situações da prática pedagógica da docência em música de uma das autoras, queleciona flauta doce para crianças do segundo ano do ensino fundamental de uma escola da redeparticular de uma cidade do interior de São Paulo. Além desta prática, discute-se o conceito demediação semiótica, central na abordagem histórico-cultural para a compreensão dos processospsíquicos, dentre eles as funções imaginativas e criativas, buscando-se destacar a participação eimportância deste aprendizado quando se pensa no desenvolvimento integral e significativo doseducandos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449
10.18616/ce.v5i1.2449
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449
identifier_str_mv 10.18616/ce.v5i1.2449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2449/2327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346937226821632