TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249 |
Resumo: | O ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo. |
id |
UNESC-24_ec8b93e367ae659f39974b4b48967b6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7249 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃOO ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/724910.18616/ce.v11i1.7249Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 2852317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249/6453Copyright (c) 2022 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda Garcia, Elaine FrançaOliveira Silva, Luzia Batistados Santos, Ben Hesed2022-10-20T14:12:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7249Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:16.803098Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
title |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO Holanda Garcia, Elaine França |
title_short |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
title_full |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
title_sort |
TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO |
author |
Holanda Garcia, Elaine França |
author_facet |
Holanda Garcia, Elaine França Oliveira Silva, Luzia Batista dos Santos, Ben Hesed |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Silva, Luzia Batista dos Santos, Ben Hesed |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda Garcia, Elaine França Oliveira Silva, Luzia Batista dos Santos, Ben Hesed |
description |
O ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249 10.18616/ce.v11i1.7249 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v11i1.7249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249/6453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285 Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285 Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285 2317-2452 10.18616/ce.v11i1 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938665467904 |