TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda Garcia, Elaine França
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira Silva, Luzia Batista, dos Santos, Ben Hesed
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249
Resumo: O ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se  o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente  e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo.
id UNESC-24_ec8b93e367ae659f39974b4b48967b6a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7249
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃOO ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se  o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente  e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo.UNESC2022-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/724910.18616/ce.v11i1.7249Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 2852317-245210.18616/ce.v11i1reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249/6453Copyright (c) 2022 Revista Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHolanda Garcia, Elaine FrançaOliveira Silva, Luzia Batistados Santos, Ben Hesed2022-10-20T14:12:28Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/7249Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:16.803098Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
title TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
spellingShingle TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
Holanda Garcia, Elaine França
title_short TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
title_full TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
title_fullStr TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
title_sort TEMPO DE NARRAR: UM OLHAR PARA O DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO
author Holanda Garcia, Elaine França
author_facet Holanda Garcia, Elaine França
Oliveira Silva, Luzia Batista
dos Santos, Ben Hesed
author_role author
author2 Oliveira Silva, Luzia Batista
dos Santos, Ben Hesed
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda Garcia, Elaine França
Oliveira Silva, Luzia Batista
dos Santos, Ben Hesed
description O ensaio objetiva refletir como a palavra dita, cantada, rimada pode ser vivenciada no contexto da educação. Trata-se de um convite às práticas de contação de histórias, utilizando-se de metáforas conforme a tradição da oralidade, em convergência com a narrativa. Inicialmente, aborda-se  o contexto dos primeiros educadores contadores de histórias, numa tentativa de visibilizar valores ancestrais no processo de narrar, com recurso da imaginação, fator fundamental nesse processo. Optou-se pela continuidade da palavra que envolve, que afeta e cria vínculos de confiança, tal como a história narrada por sujeitos envolvidos metaforicamente  e poeticamente, a fim de criar elementos que possibilitam o abrir a porta ao "era uma vez", evidenciando as possibilidades da narrativa como uma prática poética do educador, aproximando os sujeitos para um diálogo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249
10.18616/ce.v11i1.7249
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249
identifier_str_mv 10.18616/ce.v11i1.7249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/7249/6453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 11 No. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285
Revista Criar Educação; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285
Criar Educação; v. 11 n. 1 (2022): Revista Criar Educação; 271 - 285
2317-2452
10.18616/ce.v11i1
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938665467904