INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Leila Laís
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Giacomazzo, Graziela Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075
Resumo: Este artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
id UNESC-24_f40ba216112d16467bcd1a40e4553bc9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5075
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADAEste artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/507510.18616/ce.v8i1.5075Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075/4568Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Leila LaísGiacomazzo, Graziela Fatima2019-06-06T11:30:37Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5075Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.031408Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
title INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
spellingShingle INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
Gonçalves, Leila Laís
title_short INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
title_full INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
title_fullStr INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
title_sort INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
author Gonçalves, Leila Laís
author_facet Gonçalves, Leila Laís
Giacomazzo, Graziela Fatima
author_role author
author2 Giacomazzo, Graziela Fatima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Leila Laís
Giacomazzo, Graziela Fatima
description Este artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075
10.18616/ce.v8i1.5075
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.5075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075/4568
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938341457920