INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075 |
Resumo: | Este artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. |
id |
UNESC-24_f40ba216112d16467bcd1a40e4553bc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5075 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADAEste artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/507510.18616/ce.v8i1.5075Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075/4568Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Leila LaísGiacomazzo, Graziela Fatima2019-06-06T11:30:37Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5075Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:12.031408Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
title |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA Gonçalves, Leila Laís |
title_short |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
title_full |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
title_sort |
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA |
author |
Gonçalves, Leila Laís |
author_facet |
Gonçalves, Leila Laís Giacomazzo, Graziela Fatima |
author_role |
author |
author2 |
Giacomazzo, Graziela Fatima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Leila Laís Giacomazzo, Graziela Fatima |
description |
Este artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075 10.18616/ce.v8i1.5075 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.5075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5075/4568 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938341457920 |