CAMINHOS TORTUOSOS DE UMA AUTONOMIA CONSEQUENTE NO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CHAPEUZINHO VERMELHO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2466 |
Resumo: | O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar em alguns contos dos Irmãos Grimm a possível potencialidade educacional presente nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem dialética. Buscou-se fundamentar a análise, de acordo com os conceitos de Formação e Semiformação, apresentados nos textos escritos pelo filósofo Theodor W. Adorno e em algumas referências escritas por seus comentadores. Do ponto de vista metodológico o ensaio se caracteriza como análise de documento. Indicamos a importância de uma formação cultural (educacional) para a emancipação dos sujeitos enquanto possíveis autores/atores de uma transformação social. E como a apropriação da literatura enquanto bem cultural, pode apresentar uma potencialidade para subsidiar a formação dos sujeitos desde a infância. |
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CAMINHOS TORTUOSOS DE UMA AUTONOMIA CONSEQUENTE NO CONTO DOS IRMÃOS GRIMM: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CHAPEUZINHO VERMELHOO presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada com o objetivo de verificar em alguns contos dos Irmãos Grimm a possível potencialidade educacional presente nos mesmos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem dialética. Buscou-se fundamentar a análise, de acordo com os conceitos de Formação e Semiformação, apresentados nos textos escritos pelo filósofo Theodor W. Adorno e em algumas referências escritas por seus comentadores. Do ponto de vista metodológico o ensaio se caracteriza como análise de documento. Indicamos a importância de uma formação cultural (educacional) para a emancipação dos sujeitos enquanto possíveis autores/atores de uma transformação social. E como a apropriação da literatura enquanto bem cultural, pode apresentar uma potencialidade para subsidiar a formação dos sujeitos desde a infância.UNESC2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/246610.18616/ce.v5i1.2466Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2466/2341Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Sarita B. doMwewa, Christian Muleka2018-09-04T10:34:32Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2466Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:58.800897Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 5 n. 1 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
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