Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2397 |
Resumo: | A educação superior vem passando por uma transformação substancial em seu modelo gerencial, tanto em nível mundial como no Brasil. Isso é causado, principalmente, pelas diversas lógicas dominantes que se encontram em cada contexto, orientando uma reflexão sistemática sobre sua estrutura gerencial e que se constitui a partir da autoavaliação. Sob esse pressuposto, o artigo busca contextualizar uma reflexão sobre essas mudanças, buscando um entendimento sobre os paradigmas que orientam a perspectiva gerencial na educação superior e sobre as tendências que se apresentam para o segmento em nível mundial e no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa que utilizou as bases SCOPUS, EBSCO e SCIELO, considerando também materiais experimentais e empíricos, os 46 artigos utilizados permitem concluir que há uma tendência paradigmática dicotômica quando se consideram os contextos estudados. Enquanto em nível internacional a lógica predominante é a interpretativista, no Brasil, em função da forte influência da lógica mercantil na educação superior, há uma tendência funcionalista, somativa e regulatória, fortalecendo o controle do estado no contexto da educação superior. |
id |
UNESC-2_938d0aa35bb658a0745aefe2360b49ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2397 |
network_acronym_str |
UNESC-2 |
network_name_str |
Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativaA educação superior vem passando por uma transformação substancial em seu modelo gerencial, tanto em nível mundial como no Brasil. Isso é causado, principalmente, pelas diversas lógicas dominantes que se encontram em cada contexto, orientando uma reflexão sistemática sobre sua estrutura gerencial e que se constitui a partir da autoavaliação. Sob esse pressuposto, o artigo busca contextualizar uma reflexão sobre essas mudanças, buscando um entendimento sobre os paradigmas que orientam a perspectiva gerencial na educação superior e sobre as tendências que se apresentam para o segmento em nível mundial e no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa que utilizou as bases SCOPUS, EBSCO e SCIELO, considerando também materiais experimentais e empíricos, os 46 artigos utilizados permitem concluir que há uma tendência paradigmática dicotômica quando se consideram os contextos estudados. Enquanto em nível internacional a lógica predominante é a interpretativista, no Brasil, em função da forte influência da lógica mercantil na educação superior, há uma tendência funcionalista, somativa e regulatória, fortalecendo o controle do estado no contexto da educação superior.UNESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/239710.18616/rdsd.v1i2.2397Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; v. 1 n. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-84Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-84Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-842446-5496reponame:Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debateinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2397/2297Copyright (c) 2016 Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD)info:eu-repo/semantics/openAccessNakayama, Marina KeikoMuller, Jactania MarquesNeto, Emílio da Silva2018-09-13T09:44:23Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2397Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/PUBhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/oai2446-54962446-5496opendoar:2018-09-13T09:44:23Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
title |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
spellingShingle |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa Nakayama, Marina Keiko |
title_short |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
title_full |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
title_fullStr |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
title_sort |
Os paradigmas dominantes na gestão da educação superior a partir da autoavaliação: uma revisão integrativa |
author |
Nakayama, Marina Keiko |
author_facet |
Nakayama, Marina Keiko Muller, Jactania Marques Neto, Emílio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Muller, Jactania Marques Neto, Emílio da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakayama, Marina Keiko Muller, Jactania Marques Neto, Emílio da Silva |
description |
A educação superior vem passando por uma transformação substancial em seu modelo gerencial, tanto em nível mundial como no Brasil. Isso é causado, principalmente, pelas diversas lógicas dominantes que se encontram em cada contexto, orientando uma reflexão sistemática sobre sua estrutura gerencial e que se constitui a partir da autoavaliação. Sob esse pressuposto, o artigo busca contextualizar uma reflexão sobre essas mudanças, buscando um entendimento sobre os paradigmas que orientam a perspectiva gerencial na educação superior e sobre as tendências que se apresentam para o segmento em nível mundial e no Brasil. Por meio de uma revisão integrativa que utilizou as bases SCOPUS, EBSCO e SCIELO, considerando também materiais experimentais e empíricos, os 46 artigos utilizados permitem concluir que há uma tendência paradigmática dicotômica quando se consideram os contextos estudados. Enquanto em nível internacional a lógica predominante é a interpretativista, no Brasil, em função da forte influência da lógica mercantil na educação superior, há uma tendência funcionalista, somativa e regulatória, fortalecendo o controle do estado no contexto da educação superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2397 10.18616/rdsd.v1i2.2397 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2397 |
identifier_str_mv |
10.18616/rdsd.v1i2.2397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/RDSD/article/view/2397/2297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Desenvolvimento Socioeconômico em Debate (RDSD) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; v. 1 n. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-84 Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 1 No. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-84 Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; Vol. 1 Núm. 2 (2015): Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate; 60-84 2446-5496 reponame:Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate |
collection |
Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808845665681276928 |