OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unesc em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320 |
Resumo: | A presente pesquisa pretendeu investigar as formas de funcionamento dos Conselhos de Escola e seus impactos para a qualificação das práticas pedagógicas e administrativas postas em movimento por diretores escolares na efetivação da gestão democrática escolar. Objetivou-se explorar por meio de questionário estruturado na ferramenta google forms o funcionamento dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal de educação básica de Colatina. Após a realização do levantamento e organização de todo o material disponível nos questionários respondidos foram produzidas análises a partir das categorias temáticas estruturadas durante a análise documental no que diz respeito à formatação da eleição dos Conselhos de Escola, às definições das pautas para as reuniões, ao funcionamento das reuniões por assembleia por segmento e outras categorias relevantes que forem identificadas durante a organização dos dados. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em planilhas e gráficos expondo de forma objetiva todos os aspectos destacados nas categorizações. |
id |
UNESC-3_4627d4bd621ce51e441a4283ac204d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320 |
network_acronym_str |
UNESC-3 |
network_name_str |
Unesc em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINAA presente pesquisa pretendeu investigar as formas de funcionamento dos Conselhos de Escola e seus impactos para a qualificação das práticas pedagógicas e administrativas postas em movimento por diretores escolares na efetivação da gestão democrática escolar. Objetivou-se explorar por meio de questionário estruturado na ferramenta google forms o funcionamento dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal de educação básica de Colatina. Após a realização do levantamento e organização de todo o material disponível nos questionários respondidos foram produzidas análises a partir das categorias temáticas estruturadas durante a análise documental no que diz respeito à formatação da eleição dos Conselhos de Escola, às definições das pautas para as reuniões, ao funcionamento das reuniões por assembleia por segmento e outras categorias relevantes que forem identificadas durante a organização dos dados. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em planilhas e gráficos expondo de forma objetiva todos os aspectos destacados nas categorizações.UNESC2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320Unesc em Revista; v. 5 n. 2 (2021): Unesc em Revista; 33 - 502527-0168reponame:Unesc em Revista (Online)instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)instacron:UNESCporhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320/123Copyright (c) 2022 Unesc em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Mônica Pereira AndradeFigueredo, Carla Marinho2022-07-25T21:04:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/320Revistahttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/PRIhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/oaidscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br2527-01682527-0168opendoar:2022-07-25T21:04:41Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
title |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
spellingShingle |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA Nascimento, Mônica Pereira Andrade |
title_short |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
title_full |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
title_fullStr |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
title_full_unstemmed |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
title_sort |
OS CONSELHOS ESCOLARES E A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA |
author |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade |
author_facet |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade Figueredo, Carla Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Figueredo, Carla Marinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade Figueredo, Carla Marinho |
description |
A presente pesquisa pretendeu investigar as formas de funcionamento dos Conselhos de Escola e seus impactos para a qualificação das práticas pedagógicas e administrativas postas em movimento por diretores escolares na efetivação da gestão democrática escolar. Objetivou-se explorar por meio de questionário estruturado na ferramenta google forms o funcionamento dos Conselhos Escolares das escolas da rede municipal de educação básica de Colatina. Após a realização do levantamento e organização de todo o material disponível nos questionários respondidos foram produzidas análises a partir das categorias temáticas estruturadas durante a análise documental no que diz respeito à formatação da eleição dos Conselhos de Escola, às definições das pautas para as reuniões, ao funcionamento das reuniões por assembleia por segmento e outras categorias relevantes que forem identificadas durante a organização dos dados. Após a realização das categorizações como descrito acima, as informações coletadas foram organizadas em planilhas e gráficos expondo de forma objetiva todos os aspectos destacados nas categorizações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320 |
url |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/320/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Unesc em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Unesc em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unesc em Revista; v. 5 n. 2 (2021): Unesc em Revista; 33 - 50 2527-0168 reponame:Unesc em Revista (Online) instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Unesc em Revista (Online) |
collection |
Unesc em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
dscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br |
_version_ |
1797049121239990272 |