A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mônica Pereira Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kamke, Kamila Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unesc em Revista (Online)
Texto Completo: http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254
Resumo: O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa  bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação,  a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado.
id UNESC-3_5517967222a4a4954d631cd7d7afb8ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254
network_acronym_str UNESC-3
network_name_str Unesc em Revista (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa  bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação,  a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado.UNESC2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254Unesc em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Edição Especial UNESC em Revista: Coronavírus – COVID-19/Pandemia; 72-862527-0168reponame:Unesc em Revista (Online)instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)instacron:UNESCporhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254/72Copyright (c) 2021 Unesc em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Mônica Pereira AndradeKamke, Kamila Aparecida2021-03-05T19:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/PRIhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/oaidscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br2527-01682527-0168opendoar:2021-03-05T19:53:09Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
title A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
spellingShingle A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
Nascimento, Mônica Pereira Andrade
title_short A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
title_full A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
title_fullStr A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
title_sort A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
author Nascimento, Mônica Pereira Andrade
author_facet Nascimento, Mônica Pereira Andrade
Kamke, Kamila Aparecida
author_role author
author2 Kamke, Kamila Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Mônica Pereira Andrade
Kamke, Kamila Aparecida
description O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa  bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação,  a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254
url http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254/72
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Unesc em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Unesc em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Unesc em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Edição Especial UNESC em Revista: Coronavírus – COVID-19/Pandemia; 72-86
2527-0168
reponame:Unesc em Revista (Online)
instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Unesc em Revista (Online)
collection Unesc em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv dscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br
_version_ 1797049121219018752