A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Unesc em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254 |
Resumo: | O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação, a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado. |
id |
UNESC-3_5517967222a4a4954d631cd7d7afb8ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254 |
network_acronym_str |
UNESC-3 |
network_name_str |
Unesc em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação, a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado.UNESC2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254Unesc em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Edição Especial UNESC em Revista: Coronavírus – COVID-19/Pandemia; 72-862527-0168reponame:Unesc em Revista (Online)instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)instacron:UNESCporhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254/72Copyright (c) 2021 Unesc em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Mônica Pereira AndradeKamke, Kamila Aparecida2021-03-05T19:53:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/254Revistahttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/PRIhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/oaidscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br2527-01682527-0168opendoar:2021-03-05T19:53:09Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
title |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 Nascimento, Mônica Pereira Andrade |
title_short |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
title_full |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
title_sort |
A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLATINA PARA O PERÍODO DA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA PELO COVID-19 |
author |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade |
author_facet |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade Kamke, Kamila Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Kamke, Kamila Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Mônica Pereira Andrade Kamke, Kamila Aparecida |
description |
O presente artigo pretendeu analisar a importância da formação docente continuada e em serviço e a sua relevância para o processo da qualidade do ensino; e apresenta as ações que a Secretaria Municipal de Educação, em especial a Equipe de Formação desenvolveu em relação à suspensão das aulas devido a pandemia da COVID-19. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo realizada a partir da pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordam a formação docente, também foram analisados os documentos: Diretrizes Operacionais da Rede Municipal de Educação, a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Colatina “TECENDO EM REDE”, assim como as devolutivas que as escolas realizaram por meio da análise dos questionários aplicados através do aplicativo Google Forms acerca do levantamento das ações escolares. As análises da bibliografia e dos documentos ratificam a importância da formação continuada em serviço para a garantia da oferta de práticas educacionais e de ensino aos educandos para assegurar a garantia mínima ao direito à educação. Outro destaque nas análises diz respeito à exposição de fragilidades e potencialidade dos processos educacionais desenvolvidos até então e a consequente abertura de diálogo acerca destas práticas para a qualificação do ensino ofertado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254 |
url |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/254/72 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Unesc em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Unesc em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Unesc em Revista; v. 4 n. 2 (2020): Edição Especial UNESC em Revista: Coronavírus – COVID-19/Pandemia; 72-86 2527-0168 reponame:Unesc em Revista (Online) instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Unesc em Revista (Online) |
collection |
Unesc em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
dscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br |
_version_ |
1797049121219018752 |