O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fatima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Margon, Jeferson, Oliveira, Juliana Vilvock de, Jesus, Angela R. Binda da S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Unesc em Revista (Online)
Texto Completo: http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76
Resumo: Esta pesquisa investigou qual impacto da utilização do capital de giro na performance das seguintes empresas: Lojas Renner S.A., Lojas Americanas S.A., CIA. Hering, Guararapes Confecções S.A., e Lojas Marisa S.A. Para o cálculo da Gestão do Capital de Giro, foi utilizado como medida principal o Modelo de Fleuriet e o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa), e para capturar o efeito do capital de giro no resultado financeiro das empresas, foram calculados o ROA (Rentabilidade dos Ativos), o ROE (Rentabilidade do Patrimônio Líquido ou Capital Próprio), o Giro do Ativo e o Retorno sobre as vendas. Para tanto, foram coletados os demonstrativos financeiros no período de 31/12/2009 a 31/12/2015. Inicialmente, foram calculados os indicadores do Modelo Fleuriet para classificar a estrutura e situação financeira das organizações. Dando continuidade, foi calculado o CCC e os indicadores de rentabilidade. Após o cálculo dos indicadores de rentabilidade, percebeu-se que um ST (Saldo de Tesouraria) elevado não indica necessariamente uma boa gestão do capital de giro, mas que a empresa aplicou seus recursos de forma a diminuir seus investimentos na própria organização em detrimento de aplicação no mercado financeiro. Ainda verificou-se que a única empresa que possui uma estrutura financeira excelente faz uma gestão do CCC otimizada, com prazos de pagamento maiores que os prazos de recebimento, mas isso não garantiu para a mesma um retorno superior às empresas que financiam seus clientes, chegando à conclusão que as empresas adotam estratégias diferenciadas para aplicação dos seus investimentos.
id UNESC-3_641af278eaeb84de6da328ee8095c3c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76
network_acronym_str UNESC-3
network_name_str Unesc em Revista (Online)
repository_id_str
spelling O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPAEsta pesquisa investigou qual impacto da utilização do capital de giro na performance das seguintes empresas: Lojas Renner S.A., Lojas Americanas S.A., CIA. Hering, Guararapes Confecções S.A., e Lojas Marisa S.A. Para o cálculo da Gestão do Capital de Giro, foi utilizado como medida principal o Modelo de Fleuriet e o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa), e para capturar o efeito do capital de giro no resultado financeiro das empresas, foram calculados o ROA (Rentabilidade dos Ativos), o ROE (Rentabilidade do Patrimônio Líquido ou Capital Próprio), o Giro do Ativo e o Retorno sobre as vendas. Para tanto, foram coletados os demonstrativos financeiros no período de 31/12/2009 a 31/12/2015. Inicialmente, foram calculados os indicadores do Modelo Fleuriet para classificar a estrutura e situação financeira das organizações. Dando continuidade, foi calculado o CCC e os indicadores de rentabilidade. Após o cálculo dos indicadores de rentabilidade, percebeu-se que um ST (Saldo de Tesouraria) elevado não indica necessariamente uma boa gestão do capital de giro, mas que a empresa aplicou seus recursos de forma a diminuir seus investimentos na própria organização em detrimento de aplicação no mercado financeiro. Ainda verificou-se que a única empresa que possui uma estrutura financeira excelente faz uma gestão do CCC otimizada, com prazos de pagamento maiores que os prazos de recebimento, mas isso não garantiu para a mesma um retorno superior às empresas que financiam seus clientes, chegando à conclusão que as empresas adotam estratégias diferenciadas para aplicação dos seus investimentos.UNESC2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76Unesc em Revista; v. 2 n. 1 (2018); 16-332527-0168reponame:Unesc em Revista (Online)instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)instacron:UNESCporhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76/13Copyright (c) 2018 Unesc em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, FatimaMargon, JefersonOliveira, Juliana Vilvock deJesus, Angela R. Binda da S.2019-07-31T18:35:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/76Revistahttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/PRIhttp://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/oaidscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br2527-01682527-0168opendoar:2019-07-31T18:35:03Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)false
dc.title.none.fl_str_mv O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
title O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
spellingShingle O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
Ferreira, Fatima
title_short O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
title_full O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
title_fullStr O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
title_full_unstemmed O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
title_sort O MODELO FLEURIET: UMA ANALISE COMPARATIVA DA PERFORMANCE DO CAPITAL DE GIRO ENTRE EMPRESAS DO SEGUIMENTO COMERCIAL VAREJISTA E DE ROUPA DA BM&FBOVESPA
author Ferreira, Fatima
author_facet Ferreira, Fatima
Margon, Jeferson
Oliveira, Juliana Vilvock de
Jesus, Angela R. Binda da S.
author_role author
author2 Margon, Jeferson
Oliveira, Juliana Vilvock de
Jesus, Angela R. Binda da S.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fatima
Margon, Jeferson
Oliveira, Juliana Vilvock de
Jesus, Angela R. Binda da S.
description Esta pesquisa investigou qual impacto da utilização do capital de giro na performance das seguintes empresas: Lojas Renner S.A., Lojas Americanas S.A., CIA. Hering, Guararapes Confecções S.A., e Lojas Marisa S.A. Para o cálculo da Gestão do Capital de Giro, foi utilizado como medida principal o Modelo de Fleuriet e o CCC (Ciclo de Conversão de Caixa), e para capturar o efeito do capital de giro no resultado financeiro das empresas, foram calculados o ROA (Rentabilidade dos Ativos), o ROE (Rentabilidade do Patrimônio Líquido ou Capital Próprio), o Giro do Ativo e o Retorno sobre as vendas. Para tanto, foram coletados os demonstrativos financeiros no período de 31/12/2009 a 31/12/2015. Inicialmente, foram calculados os indicadores do Modelo Fleuriet para classificar a estrutura e situação financeira das organizações. Dando continuidade, foi calculado o CCC e os indicadores de rentabilidade. Após o cálculo dos indicadores de rentabilidade, percebeu-se que um ST (Saldo de Tesouraria) elevado não indica necessariamente uma boa gestão do capital de giro, mas que a empresa aplicou seus recursos de forma a diminuir seus investimentos na própria organização em detrimento de aplicação no mercado financeiro. Ainda verificou-se que a única empresa que possui uma estrutura financeira excelente faz uma gestão do CCC otimizada, com prazos de pagamento maiores que os prazos de recebimento, mas isso não garantiu para a mesma um retorno superior às empresas que financiam seus clientes, chegando à conclusão que as empresas adotam estratégias diferenciadas para aplicação dos seus investimentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76
url http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.unesc.br/ojs/index.php/revistaunesc/article/view/76/13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Unesc em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Unesc em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Unesc em Revista; v. 2 n. 1 (2018); 16-33
2527-0168
reponame:Unesc em Revista (Online)
instname:Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Unesc em Revista (Online)
collection Unesc em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Unesc em Revista (Online) - Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv dscsimoes@unesc.br || amgasparino@unesc.br
_version_ 1797049121144569856