Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Cesar Augusto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trans/Form/Ação (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959
Resumo: O presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento do caráter normativo da conduta humana. Estes aspectos serão, também, abordados na filosofia de Hegel, bem como as suas conseqüências para o ensino da filosofia, e da possibilidade de uma escolha não disjuntiva de uma ou de outra perspectiva.
id UNESP-10_5b9ca7b7b5797be8df8a4356b967054c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/959
network_acronym_str UNESP-10
network_name_str Trans/Form/Ação (Online)
repository_id_str
spelling Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?KantHegelEducaçãoO presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento do caráter normativo da conduta humana. Estes aspectos serão, também, abordados na filosofia de Hegel, bem como as suas conseqüências para o ensino da filosofia, e da possibilidade de uma escolha não disjuntiva de uma ou de outra perspectiva.Faculdade de Filosofia e Ciências2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 30 n. 2 (2007); 197-217TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 No. 2 (2007); 197-217TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 Núm. 2 (2007); 197-217TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 No. 2 (2007); 197-217TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 30 N. 2 (2007); 197-2171980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/863https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13081https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13567https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13569Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Cesar Augusto2023-05-09T05:51:07Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/959Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-05-09T05:51:07Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
title Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
spellingShingle Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
Ramos, Cesar Augusto
Kant
Hegel
Educação
title_short Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
title_full Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
title_fullStr Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
title_full_unstemmed Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
title_sort Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?
author Ramos, Cesar Augusto
author_facet Ramos, Cesar Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Cesar Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Kant
Hegel
Educação
topic Kant
Hegel
Educação
description O presente artigo pretende mostrar uma dupla perspectiva do ensino da filosofia proposto de forma disjuntiva: aprender a filosofar ou aprender a filosofia, representada, respectivamente, por Kant e por Hegel. A análise dessa questão será desenvolvida dentro do contexto da filosofia kantiana, nela destacando três aspectos: a) o ideal de perfectibilidade do gênero humano; b) o preceito da Aufklärung do pensar por si mesmo e o exercício crítico da razão, e c) a necessidade da coação como instrumento para o cumprimento do caráter normativo da conduta humana. Estes aspectos serão, também, abordados na filosofia de Hegel, bem como as suas conseqüências para o ensino da filosofia, e da possibilidade de uma escolha não disjuntiva de uma ou de outra perspectiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/863
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13081
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13567
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/959/13569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/x-mobipocket-ebook
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 30 n. 2 (2007); 197-217
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 No. 2 (2007); 197-217
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 Núm. 2 (2007); 197-217
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 30 No. 2 (2007); 197-217
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 30 N. 2 (2007); 197-217
1980-539X
0101-3173
reponame:Trans/Form/Ação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Trans/Form/Ação (Online)
collection Trans/Form/Ação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv transformacao@marilia.unesp.br
_version_ 1794795206421250048